quinta-feira, 24 de abril de 2014

Agentes de Saúde tem capacitação em Educação Popular

Nessa quinta (24), agentes de saúde de Curaçá participaram, no Centro de Educação Superior, do Curso de Educação Popular ministrado por Clara Sousa e Keith Emanuelle (Fiocruz – Ministério da Saúde), com apoio de Sandra Possídio, coordenadora do Programa Saúde na Escola – PSE. O Evento foi aberto pela Secretária Municipal de Saúde, Tamiris Brandão, que falou da importância do trabalho dos agentes e também da relevância do Tema. Larissa Araújo, Coordenadora da Atenção Básica, também saudou os cursistas, assim como Sandra, que fez algumas considerações: “A gente está tão acostumado com educação tradicional que até esquece da força que tem educação popular e sua importância para as comunidades e o trabalho cotidiano”, disse.

Mais informações: Portal fiocruz

“Esse curso se baseou na parceria com o Ministério da Saúde e na quantidade de agentes de saúde – ACS e endemias que se inscreveram aqui. O curso traz a problematização da educação popular em saúde; idéias para os agentes no seu território, humanização, integração com a população”, explicou Clara, Mediadora Popular em Saúde. O curso, de acordo com as facilitadoras, se dará em quadro módulos durante um mês (um dia por semana), sendo o público-alvo tanto agentes de endemias quanto os agentes comunitários de saúde. Ainda segundo as educadoras, o curso vem sendo feito em todo o Brasil e o diferencial é que é ministrado por pessoas que vem dos meios sociais e que já trabalham a educação popular, isto é, um modelo educacional que valoriza os saberes prévios e a construção de novos conhecimentos baseados na realidade local. “Haverá em Curaçá um encontro em cada semana e alguns serão práticos, nas comunidades. Trabalhamos o método Paulo Freire na saúde, buscando saber como a educação pode contribuir no trabalho dos profissionais em saúde e criar formas para garantir estratégias de participação social no Sistema Único de Saúde. Educação popular é assim, um espaço de troca, por isso, durante o Curso, usamos essas metodologias de círculo de cultura, dinâmicas e discussões para facilitar a construção de conhecimento”, explicou Keith, Educadora Popular.

Mais informações: Educação popular

“Esse curso traz vários benefícios para a gente que trabalha nas comunidades, especialmente por evidenciar as relações humanas, buscar uma linguagem mais simples, apropriada para lidar com as pessoas”, frisou Edilberto Vieira, Agente de Endemias da região de Poço de Fora e Barro Vermelho. O Presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Curaçá (ACOSAC), Acaio Ferreira, ACS da região da Barra Grande, também avaliou positivamente o primeiro momento do Curso: “O Agente de Saúde está ligado diretamente com as famílias, por isso a gente precisa sempre desses novos métodos para melhorar nosso trabalho para a gente conseguir um resultado melhor, e junto com o próprio usuário, com sua família”, pontuou. Na próxima semana deve ser trabalhado o segundo módulo do curso.

Maurízio Bim
Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário