Na manhã desta segunda-feira (10.03), o Hospital Dom Malan, em Petrolina (PE), recebeu novos residentes de ginecologia/obstetrícia, pediatria e enfermagem. Os profissionais irão atuar nas áreas de saúde da mulher e da criança. Para recepcioná-los foi realizada uma confraternização com a participação de diretores e profissionais do hospital. Durante a integração, os participantes conheceram a dinâmica de funcionamento do HDM e a atuação do Programa de Residência. O programa de pós-graduação visa qualificar o profissional da área da saúde, sendo um complemento importante na formação acadêmica e que se reflete também na atuação de sua carreira garantindo uma melhor colocação do mesmo no mercado de trabalho.
A residente de enfermagem em Saúde da Criança, Amanda da Silva Machado, que veio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), espera crescer profissionalmente com a residência no HDM. “Sempre tive vontade de trabalhar na rede IMIP porque acho o modelo de gestão muito interessante e escolhi o Dom Malan por curiosidade, porque está localizado no sertão de Pernambuco. Vim de uma graduação na capital, então, acho que será uma experiência única. Esse novo desafio irá somar meus conhecimentos e qualificar minha especialidade”, relata.
Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, o Programa de Residência tem atingido as metas estipuladas. “Ao longo desse período o HDM tem se firmado como ambiente de ensino e cumprindo o seu objetivo de ofertar à sociedade profissionais que vão atender às necessidades de áreas essenciais e prioritárias para o SUS”, afirma. “E é com grande alegria que recebemos hoje mais um grupo de profissionais que serão qualificados dentro dos princípios técnicos e éticos que regem o HDM, acreditamos que as mudanças sociais acontecem pela via da educação e nesse sentido não medimos esforços para atingir esse objetivo”, complementa Angélica Guimarães.
Ascom HDM/Eudes Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário