Com o foco principal na produção, em escala comercial, de novas culturas agrícolas como a maça, caqui, pera, pitaya, romã e figo, começaram em Petrolina – PE, os trabalhos para a realização da 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014, que vai movimentar o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho de 28 a 31 de maio próximo.
Tradicionalmente enfatizando as culturas da manga e uva de mesa do Vale do São Francisco, que respondem respectivamente por 85% e 98% das exportações brasileiras de frutas, a Fenagri deste ano vai destacar o cultivo de espécies de climas subtropical e temperado, a exemplo da maça que, em dezembro do ano passado, foi responsável por uma colheita de 40 toneladas com resultados muito satisfatórios numa área de 0.4 hectares, localizada no Núcleo 3 do Projeto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.
De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia e coordenador do evento, Newton Matsumoto, a Fenagri 2014 vai trabalhar vários aspectos do tema “Novas Culturas Agrícolas”, através de uma diversificada programação, que inclui minicursos, workshops, seminário, rodada de negócios e um espaço destinado a agricultura familiar.
“Vamos destacar também os citros, a exemplo do pomelo que vem sendo produzido comercialmente e as uvas para suco, pois já temos algumas fábricas na região e inclusive duas se instalaram recentemente. Além de alternativas que já estão em fase mais adiantada, a exemplo das uvas para vinho e uma fábrica de suco concentrado, que também já é uma realidade”, destacou Newton Matsumoto.
Ainda segundo o Secretário de Ciência e Tecnologia e coordenador da Fenagri 2014, o objetivo principal é aumentar a eficiência das propriedades, ampliar as áreas e difundir as tecnologias para um número maior de produtores, viabilizando assim a oferta de vários produtos em diferentes épocas do ano.
Considerado o maior evento de agricultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2014 objetiva também a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e a divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale do São Francisco. A Feira, que é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina, vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados com acesso livre ao público, das 18h às 23h.
Clas Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário