Os 230 cubanos do programa Mais Médicos, que desembarcaram em Salvador entre quarta e esta quinta-feira (6), irão atuar em 112 dos 417 municípios da Bahia, conforme informações da Secretaria estadual de Saúde. As cidades de Jacobina, na região centro-norte, e de Eunápolis, no sul, são as que vão receber o maior número de médicos, no total de 13.
De acordo com a Sesab, parte dos locais contemplados tem médicos do mesmo programa, mas precisa de uma maior quantidade - desde o início do "Mais Médicos", há profissionais em 321 cidades baianas. Na nova lista, há locais como Barreiras, Gandu, Paratinga, Poções, Santo Sé, Serrinha e Ipiaú. Confira a relação. Até a próxima quarta-feira (13), os profissionais devem receber informações sobre o sistema de saúde do estado, como também treinamento sobre o quadro epidemiológico local.
Reforço
No dia 1º de dezembro de 2013, 183 médicos chegaram a Salvador para atuar em unidades básicas de saúde pelo programa. O grupo se juntou aos 411 médicos que atuam em 170 municípios da Bahia. Os médicos, todos cubanos, foram recebidos na Base Área de Salvador pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, e outros representantes do governo.
Interior
Os cubanos que atuam na Bahia estão distribuídos nas cidades de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano.
Foram cadastradas 317 das 417 cidades baianas, de acordo com dados informado pelo governo estadual. O número representa 76% do total de cidades. Para o Ministério da Saúde, 264 municípios são considerados prioritários, entre eles, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Lapão. A lista completa pode ser acessada no site da pasta.
Confira a listas da cidades contempladas com os novos médicos:
Fonte: G1/BA
Pena que eles ñ seram bem recebidos até porque Casa Nova teria que arca com casas para eles e uma gratificação já q a cidade esta ganhando em economizar dinheiro com eles porque o governo federal q paga o salario dos cubanos... o prefeito daqui ñ tá fazendo nada disso com os cubanos q já esão aqui coitados ainda estão em um hotel e há um dos tres que vai para os interiores e nem carro disponivel pra ele tem enquanto em outras cidades como juazeiro os cubanos de lá tem casa paga pela prefeitura carro disponivel e ainda tem uma gratificação por mes enquanto aqui os coitados dos cubanos são tratados dessa forma... Falta de reconhecimento e incompetencia do poder publico se continuar assim vão assusta os cubanos.
ResponderExcluir