A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) divulgou nesta terça-feira (18), o balanço com os números de atendimentos odontológicos realizados na unidade até o mês de fevereiro. Funcionando como um serviço de urgência na área, durante 24 horas por dia, incluindo feriados, já foram registrados mais de 2.800 consultas, envolvendo adultos e crianças. Assim como acontece com o atendimento médico, os pacientes precisam passar pela classificação, seguindo o protocolo específico para queixas odontológicas.
Por mês, os profissionais da UPAE estão atendendo cerca de 530 pessoas, nos turnos diurno e noturno, com odontólogo e Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) em cada plantão de 12 horas, contabilizando 2.861 procedimentos até o último mês. Ao todo são sete cirurgiões dentistas, e quatro ASB para atender à população dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Afrânio, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa vista e Cabrobó ou qualquer outro lugar, visto que a demanda é espontânea.
A coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves, esclarece que o trabalho desenvolvido busca garantir o acesso universal a assistência, assim como atender a toda demanda expressa ou reprimida. Entre os casos que tem prioridade estão o de dor, infecção e sofrimento. "Procuramos garantir o atendimento e resolver a necessidade de quem procura o nosso serviço, evitando assim o agravamento de qualquer quadro. A equipe oferece de forma conjunta as ações de promoção, proteção, prevenção, tratamento, cura e reabilitação", afirma.
Segundo o cirurgião dentista, George Guimarães, por se tratar se uma Unidade de Pronto Atendimento, de demanda espontânea, são diversos os casos solucionados no local. "As situações mais comuns atendidas na UPAE são eventos hemorrágicos, dor espontânea ou dentária provocada, eventos traumáticos, corte de lábio ou língua, deslocamento de peças protéticas que comprometem o convívio social, fratura total de restauração em dentes anteriores, perda de fraturas, ulcerações traumáticas, entre outras situações que também chegam até a unidade", ressalta.
Ascom UPAE Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário