As cidades de Juazeiro e Petrolina estão em estado de alerta devido à baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas registradas nos últimos dias. Os índices de umidade relativa do ar podem ser inferiores a 20 por cento no decorrer desta semana, o que deixa em estado de alerta, segundo escala da Organização Mundial de Saúde (OMS), oferecendo risco à saúde, sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente das 10 às 16h.
A baixa umidade do ar, entre outros efeitos no nosso organismo, pode provocar sangramento nasal, em função do ressecamento das mucosas. A redução na umidade relativa do ar, que é a quantidade de água na forma de vapor na atmosfera, pode causar, ainda, complicações alérgicas e respiratórias, além de irritação nos olhos
Nesta segunda-feira (24), o calor aumentou ainda mais, deixando muita gente incomodada. As duas cidades registraram 37º, com sensação térmica de aproximadamente 45º.
Não bastasse o terrível calor e a dificuldade para respirar bem, o índice de raio ultravioleta está num nível alto, que exige extra proteção (que requer ficar na sombra, o uso de camisa, boné, protetor solar e ingerir muito líquido).
Não há previsão de chuva até o final desta semana, segundo a meteorologia. A temperatura deve permanecer alta até o próximo sábado (29).
José de Oliveira – Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário