Os agricultores familiares da Fazenda Campinhos, no Distrito de Irrigação, localizado no município de Tucano, têm muito que comemorar. O campo de produção de sementes, implantado em outubro do ano passado, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), obteve uma produção de 150 toneladas de sementes de milho da categoria S1, superando a estimativa de 120 t.
Com área de 40 hectares, o campo de sementes está localizado em propriedade familiar e é acompanhado por técnicos da EBDA, que orientam todo o processo de cultivo e produção das sementes. O campo tem como objetivo a melhoria da qualidade genética das sementes, que serão distribuídas para a agricultura familiar do Estado.
De acordo com o mestre em ciência e tecnologia de sementes da EBDA, Eli Santana, as sementes produzidas serão distribuídas junto aos agricultores familiares para o cultivo na safra de inverno/2014, beneficiando 30 mil agricultores de diversos territórios do Estado da Bahia. “O uso de sementes pode aumentar a produção de uma lavoura em percentuais que variam de 20 a 100%, além de formar plantios uniformes, vigorosos e tolerantes a pragas e doenças”, explicou Eli Santana.
O campo de produção de sementes é resultado de um convênio entre a EBDA e o Distrito de Irrigação, em parceria com agricultores da localidade.
Assimp/EBDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário