terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Petrolina aparece no ranking dos 100 municípios mais pobres do país

Pernambuco é o estado brasileiro com mais municípios no G-100, lista que une as cem cidades com menor receita corrente per capita e que possua mais de 80 mil habitantes. Petrolina é o único município do Sertão que aparece no ranking, ocupando a 87º posição. As informações são do Blog do Jamildo.

O levantamento é feito anualmente pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será lançado amanhã (26). Em todo o país, 21,7 milhões de pessoas moram em cidades enquadradas no índice. Da lista de cem municípios, 11 são pernambucanos, além de Petrolina: São Lourenço da Mata (10°); Abreu e Lima (14º); Paulista (16º); Santa Cruz do Capibaribe (18º); Vitória de Santo Antão (20º); Olinda (24º); Jaboatão dos Guararapes (39º); Garanhuns (57º); Igarassu (62º); Caruaru (63º) e Camaragibe (73º).

Essas cidades possuem uma dependência maior do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso faz delas mais vulneráveis às medidas de desoneração propostas pelo Governo Federal, já que o FPM é composto pela arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Realidade
Os dados revelados pelo estudo mostram uma realidade cruel. Nesses municípios, a porcentagem da população que vive em extrema pobreza é o dobro do que nas demais cidades com mais de 80 mil habitantes. A arrecadação representa apenas 27,4% do que recolhe os municípios de mesmo porte.

Nos municípios pernambucanos que constam na lista, a taxa média de violência é de 37,8 homicídios para cada cem mil habitantes. O número é três vezes superior ao que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como uma epidemia de homicídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário