sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Juazeiro em parceria com a Univasf realiza mais um encontro para articulação das ações da Semana do Bebê de 2014

Representantes da Comissão da Semana do Bebê participaram nesta quarta-feira, 26, de mais uma reunião para articulação dos trabalhos que serão realizados durante o evento, que acontece de 11 a 17 de maio deste ano. Representantes da Fundação Abrinq, Unicef e Avante, APAE, das Secretarias da Saúde (Maternidade e Hospital da Criança), Educação e Social (Sedis), Câmara de Vereadores, Univasf, CMDCA, Conselho da Juventude e Assessoria de Gestão Interssetorial (AGI) participaram da reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde.

Para o representante da Comissão da Semana do Bebê da Univasf, Paulo José Pereira, a universidade tem obrigação de colaborar com a sociedade, levar conhecimentos e abraçar atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. “Na universidade temos pesquisadores da Saúde da Infância, da Mulher, estudando temas como aleitamento materno, pré-natal, além de colegiados de cursos da Saúde e Ciências Sociais, que contribuem com pesquisas de cunho social. O objetivo da instituição é levar atividades, como palestras, mesas redondas para a comunidade e já estamos formulando junto com o município a melhor forma de efetivar a programação”, destacou.

O vereador Tiano Félix também esteve no encontro e enfatizou a participação da Câmara de Vereadores no desenvolvimento das ações para a Semana do Bebê deste ano. “A Lei que garante os direitos das crianças e adolescentes deve ser tratada com interesse de forma continuada, mas durante o evento, o município estará potencializando as ações em prol da qualidade de vida e da proteção da 1º infância. O legislativo irá convocar o governo municipal para participar de audiência pública e apresentar os principais índices relacionados à vida das crianças e adolescentes, além de informar ações realizadas que visam fortalecer os trabalhos já praticados pela administração para manter as melhorias dos serviços”, disse.

A psicóloga e articuladora dos selos Unicef, Abrinq e Avante, Carla Lorena Pesqueira explicou que o momento é o termômetro para perceber o crescimento de interesse da sociedade de participar destas ações em prol da efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. “O município desde 2009 vem mobilizando atividades, projetos sociais em parceria com entidades religiosas, escolas, creches, univasf, postos de saúde, Maternidade e Hospital da Criança no intuito de contribuir para qualidade de vida deste público. Este ano a gestão mantém o mesmo interesse que cooperou em 2012 para a conquista dos selos Abrinq e Unicef; e pretende concorrer ao Avante qualificando ainda mais as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece as crianças na primeira infância”, frisou.
O tema principal da Semana do Bebê será ‘Amamentação’ com slogan da campanha “Amamentação, alimento, amor e proteção”. O objetivo é fortalecer também a ação dos agentes de saúde, as atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno, pré-natal, alimentação saudável, combate a violência e erradicação do trabalho infantil, dentre outras ações, através de uma ação conjunta com as escolas, creches, postos de saúde, Maternidade e Hospital da Criança, além das organizações sociais (CREAS, CRAS, PETI, etc.).

Já foi definida pela equipe da Semana do Bebê a realização de um ato público para reforçar as práticas do cuidado. A ação será na Praça da Misericórdia e dará culminância ao tema, além de chamar a atenção da comunidade sobre o incentivo da amamentação. A demonstração do aleitamento materno será feita por mães e filhos da comunidade geral, inclusive um ato de valorização daquelas mães que por alguma razão não puderam amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário