sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO MARCA RESGATE DE FRUTAS TROPICAIS NA GASTRONOMIA CONTEMPORÂNEA

Alunos do curso de gastronomia da UFBA realizam, na próxima segunda-feira (3), uma exposição inédita intitulada “Desfrute Gastronômico nos Tempos da Abafabanca” e que pretende atrair não apenas a comunidade acadêmica, como também especialistas do segmento. Eles vão utilizar frutas tropicais, tradicionalmente consumidas na Bahia, no preparo de receitas originais, práticas e interessantes. O evento acontecerá na Escola de Nutrição da universidade (Rua Araújo Pinho, 32, Canela), das 16 às 17h30, quando a mesma será apresentada à imprensa.

A exposição é uma atividade da disciplina Eventos Gastronômicos, ministrada pelo professor Éveron Lima Bragança, o Vevé Bragança. “Vamos resgatar cinco frutas tropicais tradicionais da Bahia e propor a inserção delas na gastronomia contemporânea. Entendemos que, além de altamente saborosas, as frutas possuem grande valor nutricional”, afirma um aluno do curso.

Na avaliação de Vevé Bragança, a utilização de frutas brasileiras na gastronomia ainda é incipiente. “Quando se elabora receitas em nosso país, se tem muito a ideia das frutas sofisticadas européias. A nossa gastronomia ainda é muito internacionalizada”, afirma.

Para o chef e sommelier, à medida que são introduzidas frutas brasileiras na culinária, a gastronomia ganha personalização e os produtores do país demonstram interesse em continuar produzindo frutas regionais, o que é positivo do ponto de vista sustentável. “Temos que garantir que as nossas frutas sejam introduzidas em nossas receitas. Somente assim criaremos uma identidade cultural”, diz Bragança, enfatizando que as receitas criadas na exposição têm grande potencial para serem incorporadas aos cardápios de restaurantes de Salvador.

Sobre o curso: 
O curso de gastronomia da UFBA, o único curso de bacharelado no Estado, apresenta como grande diferencial a preocupação com a formação de gastrônomos que, para além de se ocuparem com os aspectos visuais, aromas e sabores das preparações, têm um grande compromisso com aspectos relacionados à saúde, além do desenvolvimento de estudos e pesquisas na área.

O curso é presencial, com aulas no turno noturno (das 18h30 às 22h30), na Escola de Nutrição, localizada na Rua Araújo Pinho, 32, Canela. O curso forma bacharéis em gastronomia, com titulação de gastrônomo. O objetivo é formar profissionais conhecedores da cultura gastronômica e aptos a aplicar técnicas de preparações culinárias na criação e inovação na produção de comidas, tendo como princípio norteador a valorização da gastronomia brasileira e baiana e, como finalidade, o prazer gustativo e a segurança alimentar. 

Outras informações através do e-mail desfrutegastronomico2014@yahoo.com.br.

Rodrigo Vilas Bôas – DRT BA 2368

Nenhum comentário:

Postar um comentário