sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Morte de nove gatos por envenenamento vira caso de polícia, em Itapetinga

A dona de casa Thania Iaínia Alves, moradora de Itapetinga teve um triste começo de manhã na quinta-feira (9). Quando ela acordou, encontrou nove dos onze gatos que cuidava, mortos, todos eles espalhados pela casa onde mora com seu marido e seus dois filhos, na Travessa Manaus, no bairro Nova Itapetinga. A morte dos animais é investigada pela polícia.

"Estou muito triste, muito chocada, muito decepcionada". Essa foi a primeiras frase de Thania ao falar sobre o caso. Não tem como estar bem, né meu filho?", continuou. Thania conta que, na quarta-feira, foi dormir e, como sempre, deixou uma janela da casa aberta, para que os gatos pudessem sair para a rua durante a noite. Ao acordar, na quinta, se espantou em ver os nove gatos mortos e outros dois agonizando.

Depois de achar seus bichinhos mortos, Thania seguiu para a porta de casa, para ver se achava alguma motivo para os gatos estarem mortos. A dona dos animais e a polícia da cidade suspeita que eles tenham sido envenenados com "chumbinho", um conhecido veneno usado para matar ratos, de venda proibida no Brasil. "As pessoas colocam o lixo perto da minha casa, alguém se aproveitou da situação e colocou um saco de mercado com restos de peixes. Os gatos viram e comeram", disse Thania.

Os gatos de Thania eram frutos de resgate das ruas ou bichos que desconhecidos abandonam em sua casa. "Ontem (quinta-feira) mesmo, meu marido achou um gatinho no meio da estrada, quando voltava para casa, à noite, e trouxe para nós", falou. A mulher disse que sempre ajuda animais abandonados. As pessoas avisam ou deixam os bichos na casa dela para serem cuidados.

Além dos onze gatos, a dona de casa também cria outro dois cães que ela resgatou. Uma delas, que segundo Thania, está prenha, também se intoxicou com o veneno porque lambeu o saco com os restos de peixe. "Peguei quando ela estava apanhando de dois meninos, perto de minha casa", disse. "Ela estava bem, mas desde o fim da noite de ontem (quinta), ela ficou triste, perdeu o apetite e está com um tipo de corrimento pela vagina", explica. Thania acredita que ela possa estar perdendo os filhotes.

Em casa, Thania também tem mais cinco cachorros da raça Pinscher. Ela diz que costuma cuidar dos animais que resgata e que sempre repassa para outras pessoas interessadas em cuidar dos bichinhos. A dona de casa afirma ainda que nunca teve confusão com nenhum vizinho por conta dos animais, mas suspeita que um deles, especificamente tenha provocado a morte dos seus nove gatos.

"Há 29 anos eu moro aqui e cuido dos animais, às vezes as pessoas matavam um ou outro, mas nunca tinha denunciado. Dessa vez, prestei queixa, nem que seja só pra pessoa que fez isso, saber que está sendo investigada", completou. A Delegacia de Itapetinga já deu início às investigações, mas até o momento, a autoria da chacina animal é desconhecida.

Correio 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário