Agricultores familiares de comunidades rurais em Curaçá e Jacobina, no Submédio São Francisco baiano, receberam, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), equipamentos que ajudarão a reforçar e incrementar sua produção.
O conjunto de equipamentos e acessórios para trituração de mandioca, palma e ensilagem de forrageira beneficiará cerca de 70 famílias da zona rural de Jacobina que produzem mandioca, milho, feijão e banana e são vinculadas à Associação dos Pequenos Produtores de Barrocão de Baixo.
Além disso, também foi entregue pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf à Associação Comunitária dos Criadores Unidos da Fazenda Icó e Adjacência, no município de Curaçá, um trator agrícola orçado em R$ 70 mil. O implemento será utilizado pelas 44 famílias de agricultores da localidade.
“Esta doação vai fortalecer o associativismo da região, e a nossa perspectiva com a chegada do material é obtermos boas safras. A forrageira vai ajudar a fazer ração para os animais, e assim poderemos criá-los com qualidade”, comemorou o agricultor e presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Barrocão de Baixo, Genival dos Santos Cruz.
O superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima, destacou o empenho do governo federal em melhorar a condição de vida no meio rural. “O homem do campo vem sofrendo com a seca ao longo dos anos, e a obrigação do poder público é garantir melhores condições técnicas de trabalho visando à cidadania”, disse.
De acordo com estatísticas do Banco do Nordeste, a agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84% da mandioca, 67% do feijão; 54% do leite; 49% do milho, 40% de aves e ovos e 58% de suínos. No Nordeste, a agricultura familiar é responsável por 82,9 % da ocupação de mão de obra no campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário