sábado, 14 de dezembro de 2013

Processamento de produtos agropecuários é destaque de mostra em Juazeiro

Geléias, doces, salgados, molhos de pimenta e compotas de manga foram alguns dos produtos expostos para degustação durante a 7ª Mostra de Processamentos de Produtos Agropecuários, que aconteceu na última quinta-feira, na praça de eventos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, em Juazeiro.

A mostra integra as atividades da disciplina Processamento de produtos agropecuários, do curso de Engenharia Agronômica do DTCS. Durante a exposição, os estudantes explicaram as etapas do processo de produção dos alimentos, os ingredientes utilizados, modo de armazenamento e o método de conservação empregado. Também distribuíram folhetos explicativos com receitas práticas para serem feitas em casa.

“Essa atividade pode gerar renda direta e indiretamente para as pessoas. Na agricultura familiar isso é muito importante porque, além de vender a fruta, o agricultor também pode fazer o processamento do alimento”, explicou a estudante do curso de Engenharia Agronômica Jamilly Martins. Já professor Emanuel Ernesto explicou que os alimentos processados, além de benéficos podem contribuir com o aumento na renda dos agricultores familiares. “O objetivo da exposição é mostrar para a comunidade acadêmica e local que é possível agregar valor com as frutas que são produzidas aqui na região, a exemplo do maracujá, da manga e da goiaba”, disse.

Toda a atividade foi realizada pelos estudantes no laboratório de Processamentos de Alimentos do DTCS. O estudante Ítalo Márcio da Silva ressaltou a importância desse trabalho para sua formação. “A disciplina nos dá o conhecimento que, repassado para as comunidades, poderá ajudar a economia dessas famílias”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário