Um total de aproximadamente R$ 1,5 milhão está sendo investido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nos perímetros irrigados de Juazeiro/BA, para retomada dos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Pela ação, as cerca de 600 famílias de agricultores que produzem nos perímetros de Maniçoba, Mandacaru, Curaçá e Tourão passarão a ser atendidos por uma equipe formada por dois engenheiros agrônomos e 10 técnicos agrícolas que darão informações sobre técnicas de produção, manejo de solo e de cultivos e comercialização, entre outros temas.
Por meio da equipe de Ater, a Codevasf realizará eventos coletivos, cursos e atendimento individual com visita aos lotes dos produtores. O objetivo é fazer com que os produtores obtenham os melhores resultados. Entre 2011 e 2012, a Codevasf realizou cerca de 30 mil atendimentos a produtores locais.
O produtor rural de Maniçoba, Abenor Mota, que tem lote de sete hectares e produz manga, falou sobre a agricultura irrigada. “Esta requer uso intensivo de tecnologias e investimentos para alcançar níveis elevados de produtividade e rentabilidade, e com o auxílio de profissionais poderemos obter mais êxito”.
Atualmente, a Codevasf disponibiliza os serviços de Ater, em caráter contínuo a mais de 14 mil famílias de pequenos produtores, numa área de cerca de 68 mil hectares em 23 perímetros de irrigação em sua área de abrangência, além de outros dez perímetros do Sistema Itaparica, implantados pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), na Bahia e em Pernambuco.
O objetivo geral dos serviços de Ater é capacitar os produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote; conscientizar e orientar os produtores para a aplicação dos princípios das boas práticas agrícolas. Além disso, possibilita a apropriação pelos produtores de tecnologias que permitam o aumento da produtividade, agregação de valor à produção e competitividade.
O superintendente da Codevasf em Juazeiro/BA, Emanoel Lima, avalia positivamente a retomada dos trabalhos. “A Assistência Técnica é importante para o direcionamento da produção e organização familiar, repercutindo assim, num aumento de produtividade e de geração de emprego”.
Parceria
Os serviços de Ater são prestados pela Codevasf via contrato com entidades privadas, por distrito de irrigação, e convênio com instituições governamentais. Atualmente estão vigentes um convênio e 13 contratos celebrados com firmas especializadas.
Como parte da metodologia de trabalho, as equipes de Ater procuram discutir com os produtores os principais problemas e estabelecer um plano estratégico de ações, indicando as soluções e envolvendo, de forma participativa e comprometida, as organizações e instituições públicas e privadas que atuam nos perímetros.
O agricultor do Perímetro Mandacaru, Deuzival Saraiva de Souza, que recebe também a ajuda do filho mais velho, de 22 anos, na plantação – o mais novo, de 18 anos, ainda estuda –, ressalta a importância da assistência técnica oferecida aos produtores do perímetro. “É muito importante o apoio que nós recebemos para nos adaptarmos e ganharmos o conhecimento para começar a produzir. Tem que ter alguém para orientar, para que a gente pegue o ritmo”.
Codevasf 6ª SR Juazeiro/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário