Produtores familiares de Chorrochó Bahia, no semiárido baiano, poderão ampliar sua produção e agregar renda. Eles receberam, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), equipamentos e acessórios destinados à trituração de mandioca, palma e ensilagem de forrageira.
Foram doados seis conjuntos de equipamentos – três para a Sociedade Comunitária dos Agricultores de Chorrochó e três para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Furnas –, que vão beneficiar mais de 120 famílias. Os recursos de R$ 63,6 mil são de emendas parlamentares. Cada conjunto de equipamento é formado por um motor a diesel, uma ensiladeira para forrageira, um picador de mandioca e palma e uma base para motor, entre outros acessórios.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Furnas, Manoel Messias do Nascimento, destacou a importância dos equipamentos para a praticidade nas produções. “Nós temos produção de milho, macambique e xique-xique, e todo nosso trabalho era feito manualmente. Com os novos equipamentos, poderemos produzir mais e de maneira mais prática”, disse.
Para Tarço Pereira, presidente da Sociedade Comunitária dos Agricultores de Chorrochó, a chegada dos equipamentos vai ajudar a diminuir os custos de produção. “Atualmente temos um custo de produção de R$ 5 por saco de milho comprado. Com os equipamentos, vamos começar a produzir palma e milho, e isso vai diminuir os nossos gastos”, explica.
Ascom Codevasf
Nenhum comentário:
Postar um comentário