O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III da UNEB, Juazeiro, comemora amanhã (14) os 53 anos da fundação da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf). O evento será aberto ao público. No período da manhã, a partir das 9h, serão ministradas palestras no auditório da unidade com profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea), que vão apresentar ao público o modo de funcionamento da entidade e da caixa de assistência aos funcionários, a Mútua.
A partir das 14h, a universidade vai sediar o encontro com os ex-alunos da Famesf, criada na década de 1960, por estudantes que desejavam participar de um curso de graduação sem recorrer às instituições de ensino das capitais ou em municípios de outros estados. Este ano será celebrado ainda durante o evento o terceiro encontro de ex-estudantes da faculdade, reunião denominada A hora da saudade. “O aluno tem uma convivência com a instituição e cria um vínculo familiar com os colegas e os professores. Então, o evento que acontece na universidade é uma oportunidade para rever os amigos e observar as mudanças do curso ao longo dos anos”, ressalta o diretor do DTCS, Ruy Rocha.
O coordenador do evento, José Humberto Félix, destaca ainda que a novidade na programação desta edição é o primeiro encontro com a participação de representantes do Crea, que atuam em áreas como Agronomia, Engenharia Civil, Eletrônica, Mecânica. A Famesf foi fundada em 1960. Na década de 80, a instituição foi incorporada pela superintendência estadual do Ensino Superior (Seseb) e posteriormente passou a fazer parte da UNEB. Em virtude da reforma administrativa das universidades estaduais, em 1997 a faculdade foi renomeada para DTCS.
O diretor do departamento, Ruy Rocha, foi aluno da turma que se formou em 1976 e explica que o curso de Agronomia provocou diversas mudanças na agricultura do Vale do São Francisco. Antes a prática era voltada para a produção de subsistência e, após a oferta da graduação, o trabalhou passou a ser feito com a ajuda de cultivos irrigados, com o auxílio de profissionais da Famesf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário