quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CURAÇÁ SEDIA FEIRA DE AGROPECUÁRIA FAMILIAR

O município de Curaçá, no norte da Bahia, realiza de 15 a 17 de novembro, no Parque de Exposição Durval Coelho de Aquino, a I Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos de Curaçá. O objetivo é buscar o fortalecimento da agropecuária familiar e da produção sustentável, economicamente viável e socialmente justa e solidária, contribuindo assim, para a melhoria das condições de vida das famílias daquela região.

No evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de Curaçá juntamente com a Associação de Produtores de Cabra de Leite, haverá exposições de caprinos, ovinos e produtos fabricados por produtores da região, além de palestras, minicursos e demonstração de novas tecnologias para melhorar a convivência do homem do campo.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, ressalta que a Codevasf tem buscado apoiar iniciativas como esta, e reafirma a necessidade de incremento no meio rural: “O trabalho tem de ser feito em parceira por todas as esferas públicas, tudo em prol da geração de emprego e renda familiar, e ainda da produção de alimentos”.

A agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar. Em 2006 foi promulgada a Lei da Agricultura Familiar, reconhecendo-a oficialmente como profissão no mundo do trabalho. Foram criadas novas organizações de representação sindical com vistas a disputar e consolidar a identidade política de agricultor familiar (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar). 

O Governo Federal apoia a comercialização de produtos da agricultura familiar, através, por exemplo, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual determina que no mínimo 30% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, sejam destinados à compra de produtos da agricultura familiar. 

Coopercuc
Nesta linha de ação, existe desde 2004, nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, no norte da Bahia, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc, que possui 204 integrantes, sendo 70% de mulheres e 20% de jovens, envolvidos nas etapas de produção, beneficiamento, comercialização, gestão e administração. 

Ao todo são 19 unidades de beneficiamento nas comunidades rurais, que são responsáveis pela comercialização de alimentos beneficiados da produção familiar, a partir dos frutos nativos da caatinga (umbu, maracujá do mato e goiaba), que são transformados em sucos, geleias, doces e compotas, além de derivados do leite, da mandioca, milho e feijão. 

A experiência se destaca pela comercialização e o acesso a mercados locais, nacionais e a grandes redes varejistas, ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e ao Programa Nacional da Alimentação Escolar - PNAE, com vistas ao mercado internacional.

Luiz Silva de Barros
Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Curaçá

(74) 3531-1123
(74) 3531-1120

E-mail: smdr.curaca@gmail.com

Ascom Codevasf 6ª SR Juazeiro/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário