Com o objetivo de promover um debate sobre o uso de drogas injetáveis, teve início na última quarta-feira (30), no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, o 4º Congresso Internacional Abramd: Ciência e Diversidade, que abordará o tema Drogas e Políticas Públicas: educação, saúde coletiva e direitos humanos.
“É a primeira vez que a UNEB está sediando esse evento, isso é mais uma confirmação do comprometimento da instituição em promover e apoiar iniciativas que discutem temas de grande relevância para a população”, destacou Osvaldo Fernandez, presidente do congresso e coordenador do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) da UNEB. A iniciativa realizada pela UNEB em parceria com a Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas (Abramd), reuniu estudantes, professores, profissionais e sócios da entidade.
O presidente da Abramd, Marcelo Sodelli, frisou a importância de promover um evento internacional e que aborda um assunto que atravessa todas as classes sociais e que atinge a população em geral.
“O uso das drogas injetáveis interfere na vida das pessoas, esse é um evento científico que promove um debate e uma reflexão juntamente com profissionais especializados sobre a questão da convivência com as drogas, por que conviver é possível, acabar com as drogas é impossível”, afirmou Marcelo.
Políticas públicas A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux frisou a necessidade da criação de políticas públicas que proporcione a comunidade discussões relativas à discriminação do uso das drogas.
“ Não adianta proibir o uso das drogas, mas sim criar uma política que informe e oriente a população sobre as consequências que o abuso das drogas pode ocasionar, e dessa forma tentar reduzir o seu uso na sociedade”, explica o diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, que ministrou a conferênciaCiência e Política da Cannabis. O congresso está sendo transmitido via videoconferência para todos os campi da universidade. A iniciativa que reúne mesas-redondas, lançamentos de livros e conferências internacionais, segue com programação até amanhã (2).
Sirleia Araújo
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário