domingo, 3 de novembro de 2013

CASA NOVA BA: POPULAÇÃO DO DISTRITO DE BEM BOM RECLAMA DA QUALIDADE DA ÁGUA FORNECIDA PELO SAAE

A população da cidade de Casa Nova, município localizado no norte da Bahia, está revoltada com o prefeito Wilson Cota do PMDB e com o serviço prestado pela Companhia de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Se não bastasse enfrentar dias sem água, a má qualidade está causando transtornos a vida da população.

Moradores do distrito de Bem Bom, a mais de 100 km da sede reclamam da precariedade do abastecimento. Além do fornecimento não ser contínuo, a água que chega as torneiras é de péssima qualidade. Há cerca de dois meses foi feito uma reunião com o Superintendente da CODEVASF Emanoel Lima buscando viabilizar soluções para melhorar a qualidade da água, participaram da reunião mais de 100 moradores, que denunciaram a qualidade do liquido tão precioso. Para surpresa de todos no dia seguinte o prefeito Wilson Cota e o diretor do SAAE Ciro Viana foram visitar o distrito, e realizaram uma reunião tumultuada com protesto dos moradores, sentido-se ofendido com as revindicações dos populares o prefeito agrediu verbalmente os moradores e por muito pouco a reunião não acabou em tragédia, porque dois cidadãos que estavam presentes na reunião formam agredido verbalmente por reivindicarem os seus direitos, o prefeito juntamente com o diretor prometeram resolver o problema mais até agora, o problema só vem crescendo em todo município.

Por outro lado, o valor cobrado pela água, continua chegando todo mês e a água tem piorado a cada dia pondo em risco até mesmo a saúde da população. Amarelada e com presença de argila e outros materiais orgânicos a água está imprópria para o consumo. Até para cozinhar e lavar roupa não é apropriada. Os que dispõem de condições financeiras são obrigados a consumir água mineral em galões de 20 litros ao preço de 10 a 12 reais o que só dá para no máximo dois dias. Custo alto e desnecessário se os direitos da população fossem respeitados pelo gestor do município.

Até agora nenhuma solução concreta para amenizar a situação dos moradores do distrito de Bem Bom foi efetivada. A população, já não conseguem mais ficar calada com tanto descaso do governo municipal com os problemas existente na localidade. Usando do direito que a constituição Brasileira lhes assegura os moradores saíram as ruas para manifestar sua revolta com o descaso e falta de compromisso do governo Wilson Cota, e do SAAE que cobra a taxa devida de água da população, mais fornece água imprópria para consumo humano. Em alto e bom som foi dado um prazo até quarta- feira próxima 06-11, para o SAAE solucionar o problema da falta de água e da péssima qualidade. E o Blog Zé Carlos Borges, estará acompanhando.

Texto: Zé Carlos Borges e Rozeli Alves

Um comentário: