quinta-feira, 3 de outubro de 2013

REESTRUTURAÇÃO DA FARMÁCIA HOSPITAL DO HU/ISGH

A busca pela excelência no atendimento passa pelo cuidado e qualidade com os detalhes na preparação da assistência ao paciente. Por isso, o Hospital de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Dr. Washington Antônio de Barros – HU/ISGH, implantará farmácias satélites 24 horas que permitirá a descentralização dos insumos, possibilitando uma resposta mais rápida e segura ao paciente e redução de custo, tanto de medicamento quanto de material.

No Vale do São Francisco, a maioria dos hospitais adota o sistema centralizado de distribuição de medicamentos e materiais, mas alguns setores precisariam de uma dispensação própria. As farmácias satélites do HU/ISGH funcionarão como uma nova rotina de dispensa que, armazena de forma organizada os materiais, produtos e medicamentos utilizados nos procedimentos médicos, por centro de custo e por paciente.

De acordo com o farmacêutico do HU/ISGH, Paulo Lira, os estoques das farmácias satélites serão controlados pela Farmácia Central do Hospital. "Esse projeto permite um controle mais rigoroso dos medicamentos e materiais, o que evita desperdício ou perdas de medicamentos através do acompanhamento da validade dos insumos, bem como a falta deles. O maior ganho será a integração dos membros da equipe, entre si e, também, com os pacientes. As farmácias satélites possibilitarão um atendimento mais individualizado e, claro, o efetivo uso racional dos medicamentos”, explica Lira.

Segundo Erasmo Caetano, consultor financeiro do ISGH, é importante destacar também que a implantação das farmácias satélites possibilitará ao HU um maior controle de custos por área / setor e exigirá eficiência da equipe de enfermagem na dispensação de materiais e medicamentos, além de propiciar a médio e longo prazo, condições para a implantação do estudo de custos pela metodologia do critério por absorção (consolidação dos custos e despesas), melhorando a visão dos gastos a serem alocados para pacientes e para a própria estrutura da farmácia central.

Lidiane Cavalcante
Ascom HU/ ISGH

Nenhum comentário:

Postar um comentário