quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Em Brasília, Wagner garante venda de milho subsidiado na Bahia, e visita do ministro da Justiça em Buerarema para avaliar conflito de terra

Os recursos para a venda de milho a preços subsidiados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para os produtores rurais da Bahia já foram liberados pelo governo federal, garantiu o ministro da Agricultura, Antonio Andrade, hoje (8), em Brasília, ao governador Jaques Wagner, que se reuniu com o ministro para tratar do assunto. Wagner cobrou do titular da Agricultura a manutenção dos 18 polos de venda de milho para ração animal no Estado. Andrade garantiu, durante a reunião com Wagner, que o atendimento pela Conab não será suspenso. Ele afirmou, ainda, que o governo federal garantirá o apoio operacional ao funcionamento dos polos de distribuição. Ontem à noite (7), o governador já havia entregue, pessoalmente, à chefe da Casa Civil, ministra Gleise Hoffmann, ofício cobrando a intervenção dela junto ao Ministério da Agricultura para manter os 18 polos de venda de milho da Conab no Estado da Bahia.

Em reunião ao longo de todo o dia de hoje nos ministérios, em Brasília, o governador Jaques Wagner obteve do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o compromisso de visitar, pessoalmente, a região de Buerarema, no sul da Bahia, zona de conflito de terras envolvendo índios e proprietário rurais. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça após a reunião com o governador Jaques Wagner, definindo para o dia 25 deste mês a data provável de ida à região do conflito. O ministro disse que aposta no diálogo e que pretende verificar a situação pessoalmente. Wagner elogiou a decisão de Cardozo de verificar, pessoalmente, o andamento das negociações. Segundo o governador, a agenda do ministro da Justiça em Buerarema será elaborada de forma que possa ter contato com os índios e com os produtores rurais da região em conflito. Além do governador, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra participou da reunião no Ministério da Justiça. 

Com Dilma Rousseff, Wagner entregou à presidente documento assinado pelos 27 secretários estaduais de agricultura que fazem parte do Conseagri – Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura, solicitando o restabelecimento dos convênios plurianuais firmados entre o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, com as pastas de agricultura dos estados para promover a defesa agropecuária. Os secretários querem uma audiência com a presidente Dilma para reforçar a defesa agropecuária e evitar a invasão de pragas nas regiões de fronteira. O documento defende que a defesa agropecuária continue a ser realizada em convênio com as secretarias estaduais.

Na sua ida à Brasília, o governador Wagner aproveitou a oportunidade para visitar o atual ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, substituto de Fernando Bezerra na pasta. Ele aproveitou o encontro para reforçar o pedido de liberação de recursos de projetos já apresentados ao seu antecessor, que prevê a execução de várias obras no interior da Bahia. Dentre os projetos tratados, estão os projetos do Baixio de Irecê e os 200 sistemas simplificados de abastecimento de água de 50 municípios da área de atuação da Codevasf, bem como o de Macururé.

Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa do Governador


CURAÇÁ RECEBE MAIS UM ÔNIBUS COM ACESSIBILIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário