A Diretora da Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), Drª Liliane, concedeu uma entrevista ao programa Nossa Voz onde convocou pessoas interessadas para ingressarem no cadastro de doadores voluntários de Medula Óssea. A campanha acontece hoje (4) e vai até amanhã (5), das 08h as 17h.
Na entrevista, ela enfatizou a importância do cadastramento, pois a doação de medula só é efetivada a partir do momento em que existe a compatibilidade entre o doador e o receptor, a princípio é feito apenas um cadastro no banco nacional de doadores voluntários de medula óssea que fica no Rio de Janeiro. A diretora da ATMO reforçou a segurança do procedimento no momento da doação, mas lamentou a dificuldade de encontrar a compatibilidade com o receptor. “A cada cem mil pessoas a gente consegue um doador compatível”.
Outro fator importante é a prevenção das doenças oncoematologicas, Drª Liliane frisou que o Vale do São Francisco por ser zona agrícola e o manejo com agrotóxicos pode acabar desenvolvendo esse tipo de doença. Em Pernambuco há um ano foram registrados quinhentos casos de doenças oncoematologicas, em 2013 dobrou esse numero.
O projeto Amigos do Transplante da Medula Óssea que tem o lema ‘A nossa arte é salvar vidas’, existe há oito anos no Estado de Pernambuco e é formado por voluntários. “A gente apóia e acompanha os pacientes que necessitam de transplante em Recife e que precisam se deslocar, nós parceria com quatro hospitais, buscamos a medicação, e psicólogas com atendimento para as famílias que enfrentam esse problema”, destacou.
Para obter mais informações sobre transplante de medula óssea é só acessar o site www.atmo.org.br ou ligar para (81) 8697-9508.
As informações são da Grande Rio FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário