Os engenheiros agrônomos da Codevasf, Rodrigo Franco Vieira e Frederico Calazans, foram selecionados como finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, com o trabalho “Resultados já Obtidos com a alteração dos sistemas de irrigação do Mandacaru/BA”.
Vieira destaca que, a proposta para mudança do método de irrigação parcelar foi baseada num estudo sobre impactos ambientais, econômicos e sociais. “Não inventamos a irrigação localizada, mas apenas uma METODOLOGIA (via Estudo) a ser replicada – principal objetivo – para qualquer rincão no qual ainda haja um brutal desperdício de água. Há uma grande diferença entre esta e a mera substituição dos sistemas, haja vista que na última não há nenhuma análise no que tange aos aspectos relativos a energia elétrica, água e viabilidade financeira. Em nosso caso, analisamos tudo, foi muito trabalhoso, e muito provavelmente isto, aliado à ATER, tenha feito a diferença. Estamos apenas colhendo os frutos!”
De acordo com os técnicos da Codevasf, esta é outra etapa, ou seja, de monitoramento e correção do projeto, e este Prêmio é a mera ratificação dos resultados então previstos o Estudo, datado de 2006, tendo sido de fato observadas a diminuição dos impactos ambientais, economia de água, utilização de solos outrora salinizados e, sobretudo, redução dos custos de produção combinados com aumento significativo dos índices de produtividade.
Projeto premiado
Vale destacar que, o estudo para mudança no sistema de irrigação do perímetro Mandacaru conferiu à Codevasf, em novembro de 2009, o Prêmio ECO na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos e vem sendo divulgado em congressos, feiras e outros eventos no Brasil e no exterior, demonstrando a preocupação da empresa pública na recuperação de problemas ambientais e defesa de métodos eficazes para a produção de riquezas de modo sustentável.
Em 2010 foi o 4º colocado no Prêmio ANA, dentre centenas de trabalhos inscritos.
Em junho de 2011, devido às inovações do sistema de irrigação, o Dimand recebeu o Selo Verde, conferido pela empresa Ecolmeia, fruto do reconhecimento às organizações que buscam a sustentabilidade estimulando os parceiros a se tornarem agentes multiplicadores de boas práticas ambientais.
Mandacaru
O perímetro Mandacaru possui um total de 420 hectares de área irrigada, dos quais 368 ha de lotes familiares de pequenos produtores que cultivam principalmente manga (cerca de 25% da área cultivada), cana de açúcar, acerola, banana, mamão, maracujá, cebola e melão para consumo interno e exportação.
O PI, que começou a funcionar em 1971, conta com 25 km de canais; 30 km de drenos; 17 km de estradas e uma estação de bombeamento. Estima-se que são gerados 650 empregos diretos e 980 indiretos, com produção de aproximadamente 22,5 mil toneladas de alimentos.
Assessoria Regional de Comunicação
Codevasf - 6ª SR Juazeiro/BA
Falsos pastores são presos por aplicarem golpe de US$ 50 mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário