sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DISCUTE TEMAS RELEVANTES PARA A PROFISSÃO


A inserção do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a responsabilidade técnica e jurídica de clínicas, consultórios e petshops e a Leishmaniose são temas em discussão na Semana do Médico Veterinário, que está sendo realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que começou ontem (12) e vai até esta sexta (13), acontece na Sala do Conuni no prédio da Reitoria e é promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) em comemoração ao Dia do Veterinário, que foi na última segunda-feira (9). 

É a primeira vez que o evento acontece de forma itinerante, passando por várias cidades do estado ao longo da semana. Petrolina encerra a programação. A ideia, segundo o professor do Colegiado de Medicina Veterinária João Alves, que também é presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-PE, é aproximar a entidade dos profissionais do Vale do São Francisco. “A Univasf já formou cinco turmas de médicos veterinários e é preciso aproximar o Conselho desses profissionais”, disse. 

A programação é composta por mesas-redondas com a participação de profissionais de várias cidades. Hoje, primeiro dia do evento na cidade, foi discutida a participação do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O debate contou com a presença do secretário de Saúde de Moreno e médico veterinário Geraldo Vieira de Andrade Filho; da coordenadora do Nasf em Petrolina, Rebeca de Santana; e da veterinária Mariana Gomes de Siqueira, primeira médica veterinária a integrar uma equipe do Nasf em Pernambuco, na cidade de Abreu e Lima.

Hoje (13), a programação tem início às 8h e vai até as 18h, com intervalo para almoço. Pela manhã, a mesa-redonda irá discutir as responsabilidades e os aspectos jurídicos de clínicas, consultórios e pet shops, bem como do comércio e serviço de alimentos voltados a animais. À tarde, o tema tratado será a Leishmaniose, doença que, de acordo com o professor João Alves, é endêmica no Vale do São Francisco.

Renata Freitas Ascom Univasf

JUAZEIRO BA: PREFEITURA DEFINE DATA E LOCAIS DO CENTENÁRIO DO CARNAVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário