quinta-feira, 12 de setembro de 2013

JUAZEIRO BA: PROJETO INOVADOR COLABORA COM O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Uma iniciativa que à primeira vista pode parecer simples tem auxiliado bastante no desenvolvimento da autonomia de dezenas de crianças da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. Ao invés de receber os pratos prontos nas refeições, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Souza Costa escolhem o que vão comer no dia através do sistema self service. A nova orientação, implantada pela Secretaria de Educação e Esportes do município em parceria com o Instituto Avisa Lá, contempla a creche do bairro Novo Encontro inaugurada em fevereiro deste ano e outras unidades de ensino onde o projeto começa a ser trabalhado.

De acordo com a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a ideia nasce com o intuito de colaborar com o eixo “Autonomia” presente na Proposta Curricular da Rede implantada pela atual gestão. “A independência da criança é trabalhada de diversas formas na Educação Infantil, desde o cuidado com os próprios materiais ao âmbito pedagógico por meio do incentivo ao manuseio do livro, por exemplo. Esse caminho vem sendo trilhado desde 2009 quando nós adquirimos os jogos pedagógicos, como o cubo de atividades que ensina a amarrar os cadarços e a abotoar a camisa, entre outras atividades do dia a dia”, explica.

Para a diretoria que gere o setor, talvez a iniciativa inovadora do self service seja uma das mais importantes por conta dos resultados imediatos que produz, afinal por meio dessa ação os alunos trabalham o poder de escolha e decisão, aprendem a conhecer e selecionar os alimentos, bem como a respeitar a fila, o tempo e o direito dos colegas. Segundo Miranery, a nova prática está sendo desenvolvida diariamente na primeira creche do ProInfância entregue em Juazeiro (EMEI Nailde Souza Costa) e em outras unidades de forma periódica, como CAIC, Senhor dos Aflitos e Ana Maria Morgado. “A escola infantil do Novo Encontro é referência para toda a Rede e o nosso objetivo é que essa proposta seja expandida e beneficie muito mais crianças”, afirma.

Para o desenvolvimento do projeto, a consultoria do Instituto Avisa Lá foi de grande importância. “Nós fomos provocados pelo órgão que presta consultoria aos 19 municípios baianos que receberam creches do programa PróInfância do Governo Federal e apostamos nessa iniciativa, pois acreditamos que ela casa bem com o trabalho já desenvolvido na Rede. Já temos quatro creches inauguradas e a nossa expectativa é de que todas essas novas Escolas de Educação Infantil também trabalhem com essas práticas de autonomia”, destaca o titular da SEDUC, Clériston Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário