domingo, 22 de setembro de 2013

JOSIAS GOMES DESTACA EM PLENÁRIO, CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR NO BRASIL


O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, destacou o crescimento das matrículas em universidades federais, no Brasil. Segundo Josias, “os números refletem o esforço do governo Dilma em sequência ao que foi realizado pelo governo Lula”. Segundos os números, o total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. “Uma marca história e que supera os entraves postos pelo governo anterior ao de Lula no incentivo ao ensino superior público”, enfatizou Josias. 

Na sequência, a íntegra do discurso: 
“Senhor Presidente Senhoras e senhores deputadas e deputados 
Hoje trago um tema da maior importância para a educação brasileira. Mais uma boa notícia fruto do esforço que o governo da presidenta Dilma, dando sequência ao que foi realizado pelo ex-presidente Lula. Refiro-me aos resultados apresentados pelo Censo da Educação Superior 2012, mostrando que o Brasil teve mais de sete milhões de matrículas, ano passado, em universidades federais. Nos últimos 10 anos, dobrou, portanto, o total de matrículas nas Federais. 

O Censo revela que o total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. Uma marca história e que supera os entraves postos pelo governo anterior ao de Lula no incentivo ao ensino superior público. Os dados do Censo da Educação Superior 2012 foram apresentados nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Educação. Não precisa falar do clima de entusiasmo que envolve os responsáveis pelas políticas educacionais no país.

De acordo com a pesquisa, nos últimos 10 anos, as matrículas dobraram, passando de 3,5 para 7,0 milhões de alunos. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. As instituições de ensino superior privadas têm uma participação de 73,0% no total de matrículas de graduação. A rede pública superior de ensino cresceu 74% nos últimos 10 anos. Neste período, as matrículas na rede federal dobraram e, entre 2011-2012, cresceram 5,3% e já têm uma participação de 57,3% da rede pública, superando a marca de 1,08 milhão de matrículas. 

Dentre os estados brasileiros, 6 têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas: Paraíba, Santa Catarina, Tocantins, Roraima, Pará e Acre. Em São Paulo há mais de 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. Das 2.416 instituições de educação superior do Brasil, apenas 8% são Universidades e detêm mais de 54% dos alunos, são, portanto, grandes instituições. Por outro lado, as Faculdades têm uma participação superior a 84%, mas atendem pouco menos de 29% dos alunos. Os 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições — 304 públicas e 2.112 particulares. 

O total de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413. Há outros números, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados. No período 2011-2012, as matrículas cresceram 3,1% nos cursos presenciais e 12,2% nos cursos a distância. Os cursos a distância já contam com uma participação superior a 15% na matrícula de graduação. Em 2012, mais de 63% dos alunos dos cursos presenciais de graduação estudavam à noite. As redes privada e municipal têm participação muito semelhantes. A rede federal concentra 70% da oferta no turno diurno, enquanto a rede estadual está mais próxima do equilíbrio na distribuição dos alunos entre turnos. 

Os impactos da expansão da educação superior podem ser observados a partir das características de escolaridade entre as gerações mais recentes no Brasil. Apesar de expressivos avanços entre gerações, considerando diferentes dimensões (renda, cor ou raça, sexo e região geográfica), fica claro que as políticas de inclusão em curso precisam ser mantidas e ampliadas para garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros. O censo, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior, estudantes e professores. 

As estatísticas oferecem informações sobre ingresso, matrícula, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outras. Os dados do censo subsidiam o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC). Assim, senhor presidente, senhoras e senhores deputadas e deputados, somente temos que nos regozijar com o grande momento que vive a Educação brasileira, revelando a nossa certeza de que as políticas para o setor vão continuar, no próximo período presidencial, para que o país, enfim, possa encontrar o verdadeiro caminho do desenvolvimento, que é o seu verdadeiro destino. Muito obrigado”. 

Ascom Deputado Josias Gomes

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