quinta-feira, 12 de setembro de 2013

HDM é pioneiro na prática Gerenciamento de Leitos na região do Vale do Médio São Francisco

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), se destaca na região do Vale do Médio São Francisco como a primeira Unidade de Saúde a realizar o programa de Gerenciamento de Leitos. O projeto tem como objetivo identificar a utilização dos leitos disponíveis em sua capacidade plena, dentro de critérios técnicos estabelecidos pela instituição, visando diminuir a espera de internamento e transferências internas e externas.

Segundo a enfermeira do HDM, Gleice de Sá Agra, diariamente é feita busca ativa em todos os setores, de internamento e emergências. “Essa checagem do censo ocupacional visa o levantamento de vagas existentes, como também, auxiliar os diversos setores nas transferências internas, conforme as prioridades. Ultrapassado o tempo médio de permanência, é solicitada ao coordenador médico do setor em questão, uma justificativa para esse fato”, pontua.

“Desde que foi implantado esse serviço, percebe-se uma maior preocupação dos profissionais de saúde, em agilizar as altas, como também em entender as prioridades de transferências internas otimizando assim, o uso dos leitos atualmente disponíveis”, complementa.

A enfermeira também afirma que os dados levantados pela Gestão de Leitos auxilia na implantação de novos leitos nos diversos setores HDM, além de realizar análises sobre o tempo de permanência dos pacientes no hospital. “Desde que o gerenciamento foi implantado, houve uma redução no tempo de permanência em todos os setores”, disse. Atualmente o HDM possui 215 leitos de internamento e 52 leitos de observação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário