O Serviço de Radiologia oferecido pelo Hospital Dom Malan/IMIP, de Petrolina (PE), é referência para a região do Vale do Sub médio São Francisco e atende a uma demanda de 52 municípios da Rede Pernambuco/Bahia, cerca de um milhão e oitocentos mil habitantes. Ao todo, são realizados em média, 700 exames de ultrassonografia, 200 de mamografia e 850 raios –X. Nestes serviços, se destaca o papel do Técnico em Radiologia.
Segundo a coordenadora de imagem do HDM, Carolina Prado Diniz, “A ultrassonografia é um instrumento indispensável para diagnóstico na área de saúde da mulher e também para avaliação do bem estar fetal. A mamografia é um exame que ajuda a prevenir e diminuir a mortalidade por câncer de mama. Já o raio-X esclarece suspeitas de anormalidades detectadas pelo médico no exame clínico”,explica.
Há mais de quatro anos no HDM, o técnico em radiologia, Wiltemberg Dias, fala que para entrar no mercado de trabalho da sua profissão é preciso apresentar o diploma de habilitação expedido pela escola a qual cursou, empenho e muita dedicação. “O técnico em radiologia tem que ser competente e consciente da sua responsabilidade e função no hospital. Todo o trabalho que realizamos aqui no Dom Malan é orientado e acompanhado por um profissional médico”, pontua.
Profissional responsável por realizar exames radiológicos, Wiltemberg Dias, desenvolve papel fundamental para a assistência médica prestada pela Unidade de Saúde. “Os exames e procedimentos realizados pelo setor de imagem são essenciais para a descoberta de doenças, prevenção e elaboração de diagnóstico pelo médico", ressalta.“Me sinto realizado, pois o IMIP, que hoje está na gestão do Dom Malan, tem o profissional com todo o respeito e reconhecimento ao crescimento da instituição”, complementa a Dias.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Policial militar atira contra a própria cabeça após sofrer acidente de moto
Nenhum comentário:
Postar um comentário