domingo, 11 de agosto de 2013

JUAZEIRO PROSSEGUE COM OFICINAS PARA IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) continua com as oficinas de qualificação da Atenção Básica com ênfase na implantação do acolhimento, que irá beneficiar todas as Equipes de Saúde da Família (ESF) da rede municipal. Nesta quinta-feira, 08, foi a vez das duas ESF da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João Paulo II ouvirem atentamente as orientações, realizando proposições, através de encontros participativos. Como a Atenção Básica é a porta de entrada dos serviços de saúde, o objetivo da iniciativa é organizar a rede e os fluxos de atendimentos, garantindo uma assistência de qualidade para a comunidade, acabando as fichas e levando mais resolutividade aos serviços prestados.

O projeto ‘Acolher Juazeiro’ vem sendo realizado desde 2009 e agora a Prefeitura está realizando as oficinas com parcerias: Programa da SESAB e PET Linha de Urgência da Univasf. Inicialmente a ação está beneficiando 18 ESF, das 54 existentes, sendo que 6 equipes estão sendo treinadas pelo Estado. As oficinas iniciaram em julho e pretendem ser encerradas em dezembro deste ano.

O secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, explica que o acolhimento é uma forma de suprir necessidades dos usuários, diminuindo as filas. “A Atenção Básica pode resolver muita coisa, encaminhando apenas o necessário e por isso estamos orientando os profissionais sobre a importância de ter uma escuta qualificada, ouvindo os problemas de cada um, identificando as demandas e realizando os devidos encaminhamentos. O importante é que todos profissionais que atendem nas unidades básicas se envolvam e se coloquem no lugar de cada paciente que procura os serviços, criando uma boa relação entre os trabalhadores e o usuário”, enfatizou.


Por Vânia Castro/SESAU

ERRADICAÇÃO DE PLANTAÇÃO DE MACONHA EM SENTO-SÉ





Nenhum comentário:

Postar um comentário