terça-feira, 6 de agosto de 2013

CURAÇÁ: PROJETO “COLETA SELELIVA” É LANÇADO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) de Curaçá, por meio do Departamento de Meio Ambiente e em parceria com o Projeto Mata Branca, realizou na manhã de ontem (5), na antiga Electra, o lançamento do Projeto ‘Coleta Seletiva’. Estiveram presentes alunos e professores de Colégios Municipais e Estaduais, presidentes de associações, representantes da Cooperativa de Trabalho em Coleta Seletiva e Reciclagem de Curaçá; o Prefeito, Carlinhos Brandão; e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros.

A abertura do Projeto começou com a interação do alunado presente e a exibição de slides, onde os principais temas abordados foram: a preservação ambiental, e a Coleta Seletiva, que consiste em separar os materiais não recicláveis daqueles que podem ser reaproveitados, a exemplo de papéis, plásticos, metais e vidros. De acordo com a Chefe do Departamento de Meio Ambiente da SMDR, Ivanilde Gomes, “se toda a população fizesse a seleção de materiais, o meio ambiente estaria menos poluído. O projeto não para aqui, nós temos uma série de metas, a exemplo da implantação de lixeiras e da execução de atividades de conscientização junto à população”, enfatizou, aproveitando a oportunidade para anunciar que Curaçá foi contemplado no Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) – nível 3 - estando apto a licenciar qualquer tipo de empreendimento, fato inédito na história do Município.

Durante o evento, houve também palestra direcionada aos trabalhadores da Cooperativa de Trabalho em Coleta Seletiva de Curaçá, ministrada pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Ivanildo Barbosa, que abordou a importância de se utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a seleção de materiais, para evitar acidentes. Após a palestra, os presentes assistiram à exposição de objetos decorativos feitos com materiais reciclados, como jarros, baús, quadros, cadeiras, entre outros.

Ao final do lançamento do Projeto, foram formados grupos de cinco pessoas, que se reuniram para debater os problemas enfrentados por suas comunidades e bairros, no que se refere à implantação da coleta seletiva. O evento terminou com a participação especial de Leila Nascimento, servidora da SDR, que declamou um poema sobre o cuidado com o meio ambiente, e do aboiador Gilmar Pereira, que fez um aboio com a temática reciclagem.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitou a Univasf hoje (5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário