quinta-feira, 20 de junho de 2013

JUAZEIRO E PETROLINA: MANIFESTAÇÃO PACÍFICA PELA AS RUAS DAS CIDADES

O protesto realizado durante a tarde e início da noite desta quinta-feira (20) tomou conta de parte do centro de Juazeiro norte da Bahia. A Praça da Bandeira foi o ponto de partida dos milhares de manifestantes que levantaram seus cartazes contra o aumento da passagem de ônibus e temas de interesse nacional como a Proposta de Emenda Constitucional que limita o poder de investigação do Ministério Público, a PEC 37.
A maioria dos manifestantes era formada por estudantes e servidores públicos. As lojas do Centro da cidade interromperam suas atividades mais cedo, temendo depredações e saques. Mas nenhum temor chegou a se concretizar. No Centro, a multidão passou pela rua 28 e pela orla fluvial,.


A multidão parou no paço municipal para leitura de uma carta reivindicativa e seguiu para Petrolina pela ponte Presidente Dutra. Na ponte que foi tomada pelos manifestantes houve uma parada em frente à Ilha do Fogo, cantando "A Ilha do Fogo é do Povo!" A estimativa é de que 10 mil pessoas tenham participado do ato.
Em pernambuco, os manifestantes seguiram para a Prefeitura Municipal gritando: "Não queremos São João, queremos Saúde e Educação", outro grito dos protestantes era contra o preço abusivo do transporte: "Boi, boi, boi da cara preta, se não baixar o preço, eu pulo a roleta". Em Petrolina houve um momento mais tenso, quando os líderes do manifesto souberam que havia uma faixa na prefeitura dizendo: "A cidadania está nas ruas. A prefeitura apoia o manifesto", o que revoltou alguns e chamaram a atitude de hipocrisia.
A manifestação acabou se configurando em uma das maiores mobilizações populares já registradas no Vale.



Nenhum comentário:

Postar um comentário