O sábado será marcado como o Dia “D” de Mobilização Nacional contra a Paralisia Infantil. Em Casa Nova os pais podem levar seus filhos nos seguintes pontos: Centro de Saúde (SESP); Postos de Saúde da Família (PSF) do Centro, Vila Massu e Vila Azul; e nas Escolas Luiz Viana e Solon Xavier. O Dia D também acontecerá nos distritos de Santana do Sobrado (no PSF Euclides Jorge Rodrigues), Bem Bom e Pau a Pique (no PSF de cada distrito). É importante levar o cartão de vacina da criança.
O Governo Federal quer imunizar 12,2 milhões de crianças, o que corresponde a 95% do público-alvo. Em Casa Nova, a prefeitura pretende vacinar cerca de 5.545 crianças em todo município. Para atender aos moradores dos distritos e povoados foi montado um roteiro que percorrerá esses locais, durante os dias da campanha.
A Poliomielite ou Paralisia Infantil é uma doença viral causada pela infecção através do poliovírus, o que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O único método preventivo contra a doença é através da vacina, já que não existe tratamento específico.
A Paralisia Infantil foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.
Texto: Emerson Rocha
Foto Ilustrativa
Ascom/PMCN
Nenhum comentário:
Postar um comentário