terça-feira, 7 de maio de 2013

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FORMA QUARTA TURMA DE TÉCNICOS

O programa Estadual de Educação Profissional formou nesta segunda-feira (6) mais 1.931 técnicos em 29 áreas de atuação. A cerimônia de formatura da quarta turma foi realizada no auditório Iemanjá, no Centro de Convenções, em Salvador, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado, estudantes e familiares.

Oferecida na rede pública estadual de ensino, a Educação Profissional possui duas modalidades de curso, o “integrado”, onde as aulas acontecem em paralelo ao ensino médio regular e o “curso subsequente”, para quem já concluiu o ensino médio há mais de dois anos e quer voltar a estudar. São mais de 80 opções de formação em áreas como gestão, saúde, tecnologia e artes.

“Estamos fazendo o ciclo completo, atraímos novos investimentos, geramos meio milhão de empregos formais e ao mesmo tempo estamos enfrentando o problema da logística laboral, com a preparação da mão de obra para absorver os empregos que estão sendo criados”, afirmou Wagner.

A expansão da educação profissional tem sido vigorosa na Bahia. Em 2007, eram quatro mil vagas, este ano já são 64 mil matriculados e a previsão é terminar o ano com 66 mil em 123 cidades e na capital. “É um grande avanço. O jovem que conclui sua formação aumenta as chances no mercado de trabalho e os nossos estudos mostram que há ainda aumento de renda e da qualidade de vida das famílias”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Formada em Informática pelo Programa Estadual de Educação Profissional, a jovem Jessica Oliveira, de 22 anos, já conseguiu um emprego. Durante quatro anos ela teve aulas de conteúdo específico da profissão aliadas ao conteúdo do ensino médio regular. Com o que aprendeu enriqueceu o currículo, ganhou experiência e levou vantagem na hora de encontrar trabalho.

“A gente sai mais preparado e as empresas avaliam isso, tendo um curso eles dão preferência”, afirma Jessica, que é funcionária do setor administrativo de um grande hospital em Salvador. Assim como ela, 18 mil estudantes concluíram cursos profissionalizantes oferecidos pela rede estadual de ensino na Bahia desde 2007.


Prefeitos cassados devem devolver R$ 2,7 milhões aos cofres públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário