Pinheiro ainda anunciou que está trabalhando em conjunto com o secretário de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, para realizar a pavimentação da estrada que liga os perímetros do Salitre (Juazeiro) e o Baixio da microrregião de Irecê, para escoar a produção dos agricultores dessas duas regiões. “É preciso investir no interior, quebrar a lógica do investimento concentrado nas regiões metropolitanas, para permitir que todo o estado cresça. O agricultor quer condições para produzir, viver, ter acesso à universidade e que a economia local cresça, permitindo a geração de desenvolvimento e postos de trabalho”, disse.
O senador lembrou ainda que, além de obras estruturantes, é preciso manter as ações de políticas para os pequenos agricultores na convivência com a seca. “É uma região onde há um número expressivo agricultores familiares. Vários deles já nos ligaram cobrando as soluções e, principalmente, as rodadas de negociações para a questão da dívida agrícola”, revelou.
Ele disse que a MP 610, já tramitando no Senado, pode solucionar o problema desses agricultores, para permitir que eles tenham acesso a novo crédito. “Há em curso várias medidas que foram aprovadas e precisamos de agilidade por parte do Banco do Brasil e do Banco Nordeste. É preciso que eliminemos, de uma vez por todas, a burocracia, a letargia e essas posições que, lamentavelmente, ainda são encontradas nessas instituições financeiras. Sei que o Banco do Nordeste tem sido um grande parceiro e o Banco do Brasil tem feito um esforço fenomenal para atender à demanda dos agricultores baianos e nordestinos, mas é preciso fazer mais”, cobrou.
Emprego no campo – Pinheiro registrou ainda os dados do Cadastro Geral de Empregados e de Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, na Bahia. “ No último mês de abril, o Estado foi responsável pela geração de 10.186 novos postos de trabalho com carteira assinada e os números deram à Bahia a liderança na geração de empregos em toda a região Nordeste.
“É importante destacar que, nesses novos postos de trabalho, ainda temos o setor de serviço. São 2.969 vagas para essas mais de 10 mil vagas criadas. Aí vem a agropecuária – quero chamar a atenção para isso – mesmo na crise com toda a seca, a agropecuária na Bahia foi responsável por quase 3 mil postos de trabalho, 2.927. As obras de hoje da adutora dão condições para que esse desenvolvimento se processe”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário