domingo, 26 de maio de 2013

Pinheiro comemora no Senado a inauguração da Adutora do São Francisco

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) comemorou, no plenário do Senado, na quinta-feira (23), a inauguração da adutora do São Francisco, na região de Irecê. “Além de resolver a questão de abastecimento, a obra abre um caminho para a chegada de oportunidades para garantir a produção, a chegada de oportunidades, e é o caminho para o desenvolvimento regional com a manutenção do povo no campo, com seus familiares, sem a necessidade de deixar sua cidade para migrar em busca de oportunidades”, destacou.

Pinheiro ainda anunciou que está trabalhando em conjunto com o secretário de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, para realizar a pavimentação da estrada que liga os perímetros do Salitre (Juazeiro) e o Baixio da microrregião de Irecê, para escoar a produção dos agricultores dessas duas regiões. “É preciso investir no interior, quebrar a lógica do investimento concentrado nas regiões metropolitanas, para permitir que todo o estado cresça. O agricultor quer condições para produzir, viver, ter acesso à universidade e que a economia local cresça, permitindo a geração de desenvolvimento e postos de trabalho”, disse.

O senador lembrou ainda que, além de obras estruturantes, é preciso manter as ações de políticas para os pequenos agricultores na convivência com a seca. “É uma região onde há um número expressivo agricultores familiares. Vários deles já nos ligaram cobrando as soluções e, principalmente, as rodadas de negociações para a questão da dívida agrícola”, revelou.

Ele disse que a MP 610, já tramitando no Senado, pode solucionar o problema desses agricultores, para permitir que eles tenham acesso a novo crédito. “Há em curso várias medidas que foram aprovadas e precisamos de agilidade por parte do Banco do Brasil e do Banco Nordeste. É preciso que eliminemos, de uma vez por todas, a burocracia, a letargia e essas posições que, lamentavelmente, ainda são encontradas nessas instituições financeiras. Sei que o Banco do Nordeste tem sido um grande parceiro e o Banco do Brasil tem feito um esforço fenomenal para atender à demanda dos agricultores baianos e nordestinos, mas é preciso fazer mais”, cobrou.

Emprego no campo – Pinheiro registrou ainda os dados do Cadastro Geral de Empregados e de Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, na Bahia. “ No último mês de abril, o Estado foi responsável pela geração de 10.186 novos postos de trabalho com carteira assinada e os números deram à Bahia a liderança na geração de empregos em toda a região Nordeste.

“É importante destacar que, nesses novos postos de trabalho, ainda temos o setor de serviço. São 2.969 vagas para essas mais de 10 mil vagas criadas. Aí vem a agropecuária – quero chamar a atenção para isso – mesmo na crise com toda a seca, a agropecuária na Bahia foi responsável por quase 3 mil postos de trabalho, 2.927. As obras de hoje da adutora dão condições para que esse desenvolvimento se processe”, concluiu.


Nadadora Suelly Aline conquista 1º lugar na Maratonas de águas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário