terça-feira, 21 de maio de 2013

HRJ PROMOVE PROJETO DE ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO PARA CUIDADORES

Com intuito propiciar um espaço para repensar a vivência dos Cuidadores de pacientes, amenizar o esgotamento físico e as perdas emocionais ocorridas em decorrência do processo de adoecimento de familiares, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e o Serviço de Psicologia do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) estão promovendo o projeto de Acolhimento e Humanização com Cuidadores.

Segundo a enfermeira do NEP, Débora Duarte, a ação tem como objetivo informar e conscientizar sobre a importância do bem-estar físico, psicológico e social do acompanhante, além de discutir as dificuldades apontadas por eles durante sua permanência no HRJ. “Nós fazemos a abordagem em rodas de conversas de modo que os Cuidadores se sintam atores do processo e entedam sua importância durante o tratamento dos pacientes. Durante os encontros, que acontecem duas vezes por semana, os Cuidadores participam de dinâmicas de grupos, leitura de mensagens reflexivas e exercícios de relaxamento e alongamento, a fim de encontrar novas formas de enfrentamento dos conflitos existentes”.

A ação conta ainda com a participação do Serviço Social, Enfermagem, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Fisioterapia. “É importante ressaltar que o encontro é também uma oportunidade dos acompanhantes receberem orientações sobre as regras e rotinas necessárias para uma boa convivência entre pacientes, familiares e equipe de assistência”, esclarece Débora.

Para a Cuidadora Maria Cláudia Santos, que está acompanhando um familiar internado no HRJ há duas semanas, esses momentos são reconfortantes. “Aqui nós encontramos um estimulo para seguir com nossa tarefa, podemos desabafar nossas aflições e descontrair um pouco. Além disso, nos sentimos valorizados, ressalta”.


Inscrições para cursos do Pronatec ainda estão sendo realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário