sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fenagri/Expovale: estudantes da Univasf apresentam protótipo de veículo para desenvolvimento da agricultura irrigada na região

Até o próximo domingo (19), Juazeiro-BA sedia a 24ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e da 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), a Fenagri Expovale 2013, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A Equipe Baajatinga Baja SAE participa do evento levando para exposição o seu protótipo off-road, o ‘Bodão’, como comenta o capitão e aluno de Engenharia Mecânica da Univasf, Igor Emanuel. O projeto Baajatinga BAJA SAE consiste na construção de um veículo off-road monoposto, tipo “Baja”, desenvolvido pelos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Juazeiro (BA).

O protótipo foi modelado para apresentar características consideradas significantes, tais como: baixo custo, alta mantenabilidade e confiabilidade, design inovador, alto desempenho, baseado no equilíbrio entre a capacidade de velocidade, aceleração, resistência e tração do modelo, bem como na capacidade competitiva no mercado off-road.

“Estamos na Fenagri 2013 para mostrar que nosso baja é capaz e tem potencial para realizar atividades agrícolas, por meio de um projeto que está em andamento. Isto é, realizamos testes, com o objetivo de transformar o mini-baja em um mini-trator, o qual deverá ser utilizado na agriculta irrigada desenvolvida aqui em nossa região, como por exemplo, em plantações de uva, manga. E também, buscamos com esta apresentação, conseguir parcerias para a ajuda e custeio da manutenção do nosso projeto”, disse Igor.

Ainda segundo o universitário, “o objetivo da nossa equipe, criada por alunos de engenharia, professores e técnicos, e institucionalizada desde o ano de 2008, é o de projetar e construir um veículo, sendo ele em modelo off-road, representarmos a região do Vale, em nível regional e nacional em competições, com os conhecimentos que obtivemos em sala de aula. Sem contar que participar deste projeto aproxima-me mais do mercado de trabalho e enriquece-me intelectualmente, além de proporcionar trocar de experiência com os outros envolvidos”. 


As informações são da jornalista Emaísa Lima

NA ARGENTINA, LULA CHEGA A 40 PRÊMIOS GLOBAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário