quinta-feira, 11 de abril de 2013

Salário: reajuste de servidores estaduais será retroativo a janeiro

O governador Jaques Wagner (PT) decidiu, ontem, acabar com a expectativa em torno do reajuste salárial dos mais de 260 mil servidores públicos estaduais. Segundo fontes do alto escalão do Palácio de Ondina, Wagner manteve o percentual em 5,84% - o mesmo da inflação de 2012 - e garantiu que o índice será retroativo a janeiro, data-base da categoria, como reivindicavam os sindicatos. A previsão dos articuladores políticos do governo é de que o projeto de lei sobre o aumento do funcionalismo público seja encaminhado à Assembleia amanhã ou segunda-feira, para que entre em votação já na terça.

Chega mais
No mesmo compasso da batida de martelo sobre o reajuste, Jaques Wagner resolveu tomar as rédeas das negociações salarias com servidores. Para isso, sinalizou que está com os ouvidos abertos para líderes sindiciais e convidou representantes das duas maiores categorias - professores e profissionais da Saúde - para sentarem em uma mesa permanente de negociação.

Manual antipressão
O movimento do governador, mesmo fora das declarações oficiais, tem por objetivo eliminar as tensões crescentes entre a admiministração petistas e o funcionalismo público, que acenam com a probabilidade de deflagrar novas greves e mobilizações contra o governo. O que, pela leitura do radar político do Palácio de Ondina, respingaria no processo eleitoral de 2014.

Capital na ponta
Uma pesquisa do Ministério do Turismo e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta que, das 10 cidades mais visitadas por cerca de 18 milhões de brasileiros, quatro estão no Nordeste. Salvador lidera o pódio, seguida de Fortaleza, Recife e Natal. No ranking internacional, a Bahia recebe mais visitantes estrangeiros - média de 558 mil ao ano - do que os outros estados nordestinos juntos.

Líderes de ranking
Ainda de acordo com o estudo da Fipe, que será apresentado hoje no II Salão Baiano do Turismo, os destinos mais procurados da Bahia, fora Salvador, são Porto Seguro, Prado, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Ilhéus, Imbassaí, Itacaré, Lençóis e Maraú. São Paulo, Minas e Rio são os estados que mais enviam turistas para a Bahia, um total de 1,7 milhão de pessoas por ano.

Radiografia judicial
Um relatório elaborado pela seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai engrossar ainda mais o caldo de críticas ao funcionamento do Judiciário no estado. Previsto para ser entregue hoje na sede do Tribunal de Justiça da Bahia pelo presidente da entidade, Luiz Viana Queiróz, o documento reúne dados e relatos que apontam as deficiências nas cortes, sobretudo o déficit de juízes, estimado em 220. Entre os casos compilados pela OAB está o de um magistrado que, sozinho, teve de responder pelas eleições de quatro cidades em 2012, levando à paralisia julgamentos e análises de processos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário