Voltado para crianças, trata-se de um programa estratégico do Governo Federal que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. O projeto prevê a oferta de modalidades esportivas no contra turno escolar priorizando o atendimento de crianças e adolescentes da rede pública de ensino em situação de vulnerabilidade social. As aulas/atividades esportivas são realizadas fora do horário escolar, buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes.
Em Petrolina, são 37 escolas municipais participantes, incluindo a zona rural. Cada instituição pode inscrever cem crianças de seis a 17 anos. O planejamento para as aulas oferta a cada participante de no mínimo três modalidades de esporte, com frequência mínima de três vezes na semana, de duas a quatro horas por dia. Os estudantes desenvolvem atividades esportivas e complementares, seguindo um modelo que inclui atividades como futebol, basquete, handebol, xadrez, judô e outras modalidades, desenvolvendo muitas habilidades e oferecendo melhor condicionamento ao corpo.
Para o prefeito Julio Lossio, o programa Segundo Tempo é de grande importância na vida dos jovens. “Nada mais salutar e positivo do que uma iniciativa voltada para essas crianças no aproveitamento do seu tempo livre, retirando-os de situação de risco e os direcionando para a prática de atividades propícias ao seu bem-estar e desenvolvimento integral”.
Já o secretário de Esportes de Petrolina,Brito Júnior, explica porque agora o Segundo Tempo ficará sob a responsabilidade da pasta que está sob seu comando. “O PST já pertence ao ministério dos Esportes e nada mais justo que possamos empenhar todos os esforços da secretaria de Esportes no planejamento e execução de ações voltadas às práticas esportivas com foco nessas crianças em situação de vulnerabilidade social.”
Assessoria de Comunicação- PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário