Ressaltamos que o Município havia aderido ao Programa Medicamento em Casa, desenvolvido pela SESAB em parceria com o Ministério da Saúde. O Programa Medicamento em Casa beneficia pacientes de baixa renda de 32 municípios baianos. A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam – já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde –, mas sim contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse ano, começamos a inserir os pacientes hipertensos e diabéticos das Unidades de Saúde da Família, no Programa, e muitos já estão recebendo medicamentos em casa, logo chegará ao interior do Município.
Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento. A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias. As remessas estão cadastradas no sistema on-line dos Correios.
Pedimos desculpas pelos transtornos causados. Estamos imbuídos em oferecer uma saúde de qualidade aos nossos munícipes, portanto não foi descaso, estamos tomando providências e ficaremos vigilantes diante as necessidades de nossa população.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário