domingo, 7 de abril de 2013

Jovens foram maioria entre visitantes de exposição de arte encerrada ontem na Univasf

Cerca de 500 visitantes prestigiaram a Exposição “Arte / Água: essenciais para a vida” encerrada na tarde de ontem (4) no Hall do Prédio Administrativo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Sede, em Petrolina. A mostra, com quarenta e uma obras nacionais e internacionais, dentre telas, fotos e vídeos possibilitou a percepção sobre diferentes estilos como a reprodução de Rembrant “Cristo na tempestade no Mar da Galileia”, de 1633. Os visitantes também puderam conferir trabalhos contemporâneos, a exemplo do fotógrafo e professor da Univasf, Marcus Ramos, única produção local selecionada para a mostra. “Arte / Água: essenciais para a vida” é desenvolvida pela Elo 3 Integração Empresarial, com curadoria da artista plástica Vera Barros e patrocínio da Monsanto do Brasil faz parte da agenda de ações do projeto “Artes Visuais Integradas”, promovido pela Diretoria de Artes, Cultura e Ações Comunitárias, vinculada à Pró-reitoria de Extensão da Univasf (Dacc/Proex).

Alunos de dez escolas do ensino básico, público de maior destaque da exposição conferiram as obras, que estavam expostas desde o dia 12 de março. A professora da Escola Poeta Carlos Drummond, uma das instituições visitantes, destacou a importância da ação na formação dos estudantes. “Temos alunos que nunca tinham visitado uma exposição, essa foi a oportunidade de apresentá-los ao mundo da arte, eles agora terão outra visão na hora de fazer uma análise na sala de aula”, enfatizou a professora. Para a aluna da 6ª série, Kesia da Silva, a oportunidade “foi ótima”. Ela ressaltou os motivos. “Eu nunca tinha ido a um lugar assim, adorei! As imagens são lindas”, elogiou.

A visita à exposição foi conduzida por monitores, alunos do curso de Artes Visuais da Univasf que com conhecimento técnico orientam os visitantes sobre as obras. O estudante Pedro Lacerda, um dos monitores envolvidos nesta exposição, salientou o interesse em ser monitor. Segundo ele “o trabalho possibilita ouvir as histórias que as crianças contam sobre o significado das obras”.

De acordo com o diretor da Dacc, prof. Euriclésio Sodré, a proposta do projeto é tornar a arte mais acessível à população. “Existe uma grande produção artística na Univasf e de artistas locais. Vamos usar os espaços da universidade para dar visibilidade aos artistas locais, e, além disso, trazer novidades para a instituição”, explicou.

Eurclésio destacou também que o projeto tem um calendário com exposições agendadas para este ano. A próxima será “Guerra de Espadas” com abertura programada para a próxima quinta-feira (11), no campus de Senhor do Bonfim (BA). No dia 29 de abril, a população de São Raimundo Nonato (PI) receberá a exposição “Imagens de São Raimundo”, produzida pelos alunos do curso de Artes Visuais.


Karine Nascimento
Assessoria de Comunicação

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GESTÃO DO HOSPITAL DE URGÊNCIAS E TRAUMAS DE PETROLINA (HUT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário