Com a implantação do Programa Estadual de Triagem Pré-natal em Papel Filtro na Rede Cegonha, as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, HTLV, hepatites B e C, citomegalovírus e doença falciforme. “Com esse programa, haverá a capacidade de diagnóstico mais rápido e mais adequado”, afirmou Solla.
A metodologia do exame é a mesma do teste do pezinho, onde a amostra de sangue é colhida em um papel e encaminhada para um dos laboratórios. “Queremos garantir a prevenção, o acompanhamento e o tratamento das doenças, caso sejam identificadas nas gestantes. É uma oportunidade de ter uma intervenção mais rápida para o início do tratamento”, disse a diretora de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Liliane Mascarenhas.
Os benefícios esperados da implantação do método incluem custos mais baixos, melhoria na eficiência operacional, melhoria do serviço prestado aos beneficiários, foco em uma população alvo prioritária na gestão da saúde nos serviços públicos e obtenção de melhores indicadores de saúde. Pela técnica utilizada, o programa proporciona um atendimento descentralizado, qualificado e com amplo acesso a toda população de gestantes, contribuindo de forma decisiva para melhorar a qualidade de vida das futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário