terça-feira, 23 de abril de 2013

EBDA participa da 15ª Expoagri em Irecê

Começa na próxima quinta-feira (25), e segue até domingo (28), em Irecê, no semiárido baiano, a 15ª Expoagri, no Parque de Exposições da cidade. O evento tem como objetivo reunir expositores e empresas que atuam com a agricultura familiar local, para divulgar seus trabalhos e tecnologias para a convivência com a seca. Participa das atividades a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria de Agricultura, que através de sua Gerência Regional no município, apresentará trabalhos relacionados às cadeias produtivas da região.

Em uma área de 900 m² destinada à EBDA serão demonstradas: Práticas da agroecologia; Sistema Mandala de produção; Unidade Técnica Didática (UTD) de palma adensada, Sistema Agroflorestais, galinheiro móvel, apicultura, horticultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, artesanatos e várias palestras técnicas, são algumas das ações da Empresa demonstradas na Exposição.

Equipamentos tecnológicos que tem a finalidade de facilitar os trabalhos para a convivência com a seca também estarão em exposição como: Bomba-Rosário; que capta água de cisterna sem utilização de energia; Enfardadeira de Feno máquina utilizada para prensar plantas forrageiras para alimentação animal; Silo Cincho, tecnologia recomendada para conservação de forragem; Puxa-Empurra para servir como sistema de irrigação com garrafa pet e Maquina Para Cortar Palma, tecnologia utilizada para evitar o desperdício da palma na alimentação animal.

O gerente regional da EBDA de Irecê, Edvaldo Reinaldo, comenta que é compromisso da Empresa, apresentar novos métodos e tecnologias para os agricultores familiares. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de vida dos produtores rurais, aqui vamos demonstrar as novas técnicas e apresentar os equipamentos de baixo custo que podem elevar níveis de produção agrícola familiar, além de orientação de práticas de produção agroecológicas”, enfatiza o Edvaldo.

Trabalham no evento 60 técnicos da EBDA, que estarão orientando os visitantes sobre os trabalhos desenvolvidos pela Instituição. Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Pesquisas e Projetos, são alguns temas que serão abordados pelos técnicos. Haverá também distribuição de cartilhas e panfletos para que os produtores possam ter mais conhecimentos sobre os programas desenvolvidos pela EBDA, bem como conteúdos técnicos agrícola.


Fonte: EBDA/Assimp, 22/04/2013

Leilões da Conab são primeiro passo para envio de milho para a Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário