terça-feira, 26 de março de 2013

Sobradinho - Vereador cobra ações estruturantes

Na última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Sobradinho, dia 21, o Vereador Adilson Ribeiro (PT) fez uma reflexão sobre o uso da água e da importância que este bem comum tem para a sociedade. Nesta ocasião em que mundialmente se comemora a semana da Água, o edil não deixou de mencionar a falta d’água na área rural neste período de estiagem que já se arrasta há vários meses e, consequentemente, o sofrimento em muitas comunidades. O ponto-chave do discurso, porém, foi destacar que a Seca não pode ser combatida, como pensam muitos que desconhecem as características do Semiárido nordestino. “A Seca faz parte da nossa realidade climática e o correto é nos adaptarmos a essa realidade através de ações preventivas e apropriadas”, afirmou.

Para o parlamentar petista, a ausência de políticas públicas eficazes vem a muito tempo maltratando e expulsando as famílias camponesas de suas terras, por isso é importante uma mudança de visão e de ações por parte dos governos no tocante ao enfrentamento dessa realidade. Ações como as operações carro pipa não resolvem o problema da falta de água no interior do município, é preciso obras como a construção de adutoras, pequenas barragens e outras tecnologias que garantam uma convivência harmoniosa com o Semiárido e com o fenômeno natural da Seca, garantido aos produtores água para o consumo e produção agropecuária, expôs Adilson Ribeiro.

Providências
O gabinete do vereador encaminhou ao Deputado Federal Zezéu Ribeiro as demandas para a construção de adutoras para levar água para o interior do município de Sobradinho com o objetivo de atender as comunidades que não foram beneficiadas pela primeira etapa. “Nosso mandato defende também a construção de canais de aproximação que possam beneficiar as associações de crédito fundiário no período em que o rio baixa, isso garante que os produtores não tenham prejuízos com a produção”, pontuou.

Na oportunidade, Adilson destacou o Projeto de Lei que está sendo construído com as comunidades rurais de Sobradinho e entidades parceiras, o qual será apresentado na Câmara de Vereadores. O PL deverá prevê a garantia de um recurso que possa ser investido no gerenciamento dos recursos hídricos do município, com uma gestão que possa ser acompanhada pela sociedade civil. “Conclamamos todos os vereadores da Casa a lutar pela garantia de água para todas as comunidades rurais de Sobradinho”, finalizou.


Ascom Adilson Ribeiro

Curaçá: Vistoria dos pipeiros começam em abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário