terça-feira, 26 de março de 2013

EBDA apresenta Programas e Projetos no III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura

Diretores e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), participaram, nesta sexta-feira (22), no hotel Pestana, em Salvador, do III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado da Bahia, e da III Conferência Estadual das Câmeras Setoriais da Agropecuária. O evento, promovido pela Seagri reuniu um grande número de agricultores, autoridades e profissionais envolvidos com o agronegócio, no Estado.

O simpósio teve como objetivo apresentar ao público as Políticas Públicas estaduais e federais executadas pelas instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura. Foram mostrados os planejamentos, metas, e projetos referentes ao desenvolvimento e expansão do setor agropecuário baiano.

A EBDA, representada pela sua diretoria Executiva, apresentou as ações e os planos de trabalho desenvolvidos pela Empresa em todos os Territórios de Identidade da Bahia. O Programa Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e Quintais Agroflorestais, ambos executados pela instituição, foram apresentados na Conferência pelos diretores Marcelo Matos e João Bosco.

O diretor de Pecuária, Marcelo Matos, disse que o evento é de grande importância para a agricultura familiar baiana. “Esta é uma oportunidade para se mostrar os trabalhos desenvolvidos na área, e tornar público as ações que estão sendo realizadas pelos Governos Estadual e Federal, principalmente a execução das Políticas Públicas no campo, que tem melhorado significativamente as condições de vida do agricultor familiar”, declarou Matos.

Estiveram presentes no evento, secretários de Agricultura de todo o Estado, e representantes das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além dos órgãos responsáveis pela promoção e desenvolvimento das atividades agrícolas.

Câmaras Setoriais
Seringueira, oleaginosas, fruticultura, algodão, apicultura, guaraná, leite, cana-de-açúcar, grãos, hortaliças, mandioca, café, pesca, cacau, citricultura, entre outras cadeias produtivas, foram apresentadas por seus coordenadores que falaram sobre dificuldades, potencialidades e o desenvolvimento das culturas trabalhadas nas diversas regiões.

Representando a cadeia produtiva do guaraná, o técnico da EBDA, Gerval Teófilo, apresentou o processo de cultivo do fruto energético do Baixo Sul. Também mostrou o processo de colheita, beneficiamento e comercialização de grãos do guaraná, bem como a rota de exportação da cultura. “É importante que as pessoas conheçam como funciona essa Cadeia Produtiva, e os benefícios que o fruto traz para a saúde. Hoje, foi um momento ímpar para a cultura, que pode ser apresentada em sua totalidade para todos os representantes municipais de agricultura”, enfatizou o técnico.

Outra cadeia produtiva que também chamou a atenção do público foi a da cana-de-açúcar, forte no município de Abaíra. O técnico da EBDA, Nelson Pereira, na sua apresentação, mostrou fotos ilustrativas de todo o processo de produção e beneficiamento da cana, bem como os subprodutos derivados da cana-de-açúcar.

O evento encerrou o dia com chave de ouro. A Secretaria de Agricultura entregou o Prêmio “Destaque do Agronegócio” para o agricultor familiar Carlos Cosme dos Santos, produtor de guaraná do município de Taperoá, no Baixo Sul do Estado. “É um privilegio ser reconhecido por meu trabalho; estou muito feliz! Esse troféu é mais um estímulo para eu plantar; pretendo dobrar a minha área cultivada, para que daqui a dois anos eu possa voltar com uma tonelada de guaraná orgânico”, comenta Cosme.

Os organizadores do evento também prestaram uma homenagem póstuma ao técnico da EBDA, Ozório Lima Vasconcelos, especialista em algodão, na região de Caetité, que faleceu em outubro do ano passado, no exercício de suas atividades.


Fonte: EBDA/Assimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário