quarta-feira, 6 de março de 2013

Secretária de Saúde de Petrolina participa de Simpósio de Residência em Saúde da UNIVASF

A secretária municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, foi uma das convidadas do Simpósio das Residências em Saúde, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, nos dias 4 e 5. A gestora participou do evento em dois momentos, compôs a mesa de abertura, representando o prefeito Julio Lossio, e, integrou uma mesa de discussão com o tema “Modos de gerenciamento do SUS, para onde vamos?”, acompanhada do secretário municipal de Juazeiro (BA), Cássio Garcia, e da Profª Drª da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Paulette Cavalcanti.

O Simpósio tem como objetivo refletir sobre as estratégias de integração das Residências em Saúde já existentes no Vale do São Francisco, promovendo espaços de discussão para a construção de um Sistema Único de Saúde de referência qualificada. Nesse sentido, o coordenador das Residências Médicas da Universidade, Dr. Hugo Alessi, ressaltou a importância da colaboração do município de Petrolina. “A Prefeitura de Petrolina e a Secretaria de Saúde abraçaram esse programa, e, desde o início perceberam que o programa fortaleceria o município, tornando-o referência em Saúde”.

Em sua participação sobre a experiência na gestão do SUS Municipal, a secretária Lucia Giesta, destacou os avanços e dificuldades no gerenciamento da assistência à saúde em Petrolina. “Mesmo com dificuldades nacionais do Sistema, incluindo o financiamento, Petrolina vem se empenhando e conseguindo conquistas importantes, como a redução da mortalidade infantil de 34.85 (2006), para 14,89 (2012), a ampliação do número de exames e consultas médicas realizadas, e qualificação da infraestrutura e atendimento das unidades de saúde, com a implantação das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família”.


Eneida Trindade
Assessoria de Comunicação - PMP

Bairro José e Maria recebe Operação Tapa- Buraco em Paralelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário