Esses sistemas foram entregues ao Município em outubro do ano passado, com diversos danos estruturais, de logística e até funcionais. “Já visitamos 16 sistemas, dos 20 e botamos quase todos os visitados para funcionar. O Saae priorizou os mais próximos da Sede e assim acompanhamos. Desses, só não estão em funcionamento o da Sombra Quixaba, pois havia ligação clandestina de energia e os moradores locais arrombaram a porta e trocaram a fechadura, por isso não pudemos acessá-lo. Mesmo assim, há um pedido do Município junto à Coelba para fazer uma ligação e ele protocolado há mais de 40 dias. Mas, em síntese, todos os sistemas são funcionáveis. Os problemas são peças pequenas e todas estão sendo repostas pelo Saae. Algumas bombas estão em manutenção também por iniciativa da Autarquia”, analisou Bráulio.
Curiosamente, essa Obra, inaugurada na última sexta, 22/3/2012, pelo Governador Jacques Wagner, tinha um conjunto variado de problemas que foram apresentados pelo Saae à Codevasf, à Câmara de Vereadores de Curaçá, à construtora Lucaia (empreiteira da Obra) e ao Governo Municipal Anterior, em dezembro de 2012, por meio de relatório de verificação (ver cópia no link). O Governo Anterior recebeu oficialmente os Sistemas em outubro do ano passado, com aval da então gestão do Saae, mas sem fazer qualquer verificação técnica, a qual foi feita somente dois meses após recebida a Obra. Essa entrega de obra consta no documento de doação original arquivado na Codevasf. Uma cópia dele foi solicitada pelo Prefeito Carlinhos Brandão esse ano, uma vez que a original, da Prefeitura, entregue em outubro de 2012, não foi repassada durante a transição de governos e sumiu. Sem esse documento, o Governo Atual não podia nem acessar, nem administrar a Obra, por isso demorou tanto para começar a operação, foi o que observou o Prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão. “Está tudo errado desde o início. Tem Sistema aí que abastece três casas, enquanto as comunidades de Ilha Redonda e Fazenda do Meio tem mais de 200 casas cada uma, e não indicaram nada para lá. Mas já que fizeram assim, nós optamos por não deixar o povo beneficiado sofrer mais com a irresponsabilidade da Gestão Anterior, por isso estamos cooperando com o Saae e a Codevasf nesse trabalho para botar os sistemas para funcionar. O que a gestão passada fez de errado, estamos consertando”, explicou Carlinhos.
Vários clientes tem procurado o Saae no sentido de serem beneficiados com o abastecimento desses sistemas. O Saae disponibilizou o número de telefone (74) 3531-6104 para os clientes tirarem mais dúvidas e evidenciou que somente os beneficiários estarão sendo atendidos nesse momento, ou seja, aquelas pessoas que tem a caixa padrão de água instalada durante a construção da obra. As novas demandas não tem previsão de atendimento ainda. O Diretor tem orientado também a procurar os dois funcionários que já operam os Sistemas ou buscar mais informações no Escritório Central, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, 50, Centro de Curaçá. “Queremos tranquilizar a população no sentido de que iremos pôr para operar todos os Sistemas. Eu acredito que, nas próximas semanas, todos já estarão em funcionamento. Eles são automáticos e funcionam em escalas periódicas que serão divulgadas futuramente pelo Saae”, avalizou o Diretor.
Ascom Prefeitura e Saae de Curaçá
Nenhum comentário:
Postar um comentário