terça-feira, 5 de março de 2013

Petrolina - Com mais de 80 peixeiros cadastrados, curso de higiene deve começar nesta quinta-feira

Durante o último final de semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Eventos de Petrolina realizou o cadastro dos peixeiros que atuam nas feiras livres da cidade. Foram mais de 80 peixeiros cadastrados, que vão participar de um curso de higiene e manipulação do produto, nas próximas quinta (07) e sexta-feira (08).

O curso consistirá em aulas práticas, que serão realizados nos próprios locais de comercialização dos peixeiros, e também em aulas teóricas, que vão acontecer nas instalações do Centro de Convenção Nilo Coelho.

Dentre as lições do curso, os peixeiros devem ser orientados sobre a maneira mais higiênica e segura de tratar o peixe e como condicioná-lo de forma a prolongar a qualidade e frescura do produto.

A peixeira Maria de Fátima (43) trabalha a mais de 10 anos na atividade e, embora tome muitos cuidados ao comercializar seu produto, ela acha importante receber um curso com visões técnicas sobre as atenções que precisa ter. “Eu sempre lavo os meus peixes muito bem e tenho cuidado com a água que eu uso. Mas tudo é válido quando se trata da saúde das pessoas que vão comer o peixe. É sempre bom prevenir”, argumenta.

Por conta da Semana Santa, esta é a época em que a procura e venda do produto aumenta consideravelmente. O comerciante de peixes José Freire (38), da Cohab Massangano, afirma que, durante os finais de semana mais movimentados, chega a vender 250 quilos de peixes pequenos.

O mercado encontra clientes como a senhora Edite Rodrigues (55), que aprendeu com a mãe a cultura de comer peixe. “Minha mãe sempre foi muito religiosa e nos ensinou a comer peixe durante a quaresma. Hoje, por questões de saúde, meu médico me orientou a comer ainda mais peixes, não só na semana santa, mas durante todo o ano”.

O mutirão de cadastro atendeu as feiras-livres do João de Deus, Cohab Massangano, José e Maria, Jardim Amazonas, Ouro Preto, Areia Branca e banca na Praça do Peixe. Posteriormente, outros feiras e pontos de venda o produto também serão cadastrados e receberão a capacitação em questão.


Ricardo Alves
Assessoria de Comunicação

CASA NOVA: ONDE A LEI NÃO CHEGA PARA FAMÍLIAS CAMPONESAS DE AREIA GRANDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário