domingo, 17 de março de 2013

Oposição de Canavieiras reúne-se com Josias Gomes



O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, esteve reunido na manhã desta sábado, 16, com os vereadores Kaká, Nide, Dene (ausente, mas, parte do grupo), Quinha (presidente da Câmara) e Moreira, que formam a oposição na cidade de Canavieiras. Da reunião participaram, ainda, o presidente do PT de Canavieiras, Edvaldo Pombal, e do ex-candidato a vice-prefeito, Doutor Dácio Rolemberg. Segundo Josias, o motivo da reunião foi o de discutir uma forma de atuação conjunta do grupo na busca de soluções para os problemas da cidade, que, conforme avalia o parlamentar, “são graves”.

Como exemplos de soluções foram elencadas a instalação do Posto Cidadão, aquisição de ambulâncias (é precária a situação da Saúde no município), além de outras reivindicações. O município criado com território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832. A sede, criada com o orago de São Boaventura do Puxim de Canavieiras, por Alvará Régio, de 11 de abril de 1718, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual, de 25 de maio de 1891.

Portugueses à procura de terras férteis, na primeira década do século XVIII, se instalaram em local denominado por Puxim. Expulsos pelos índios que ali se encontravam estes portugueses migraram para a foz do Rio Pardo onde hoje se encontra a sede do Município. Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo. Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice destas a “Vassoura-de-bruxa”, passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.

Conhecida também pela pescaria de marlim azul, uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro. Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo. Canavieiras tem como principal comida típica a “cabeça de robalo”, que curiosamente nada tem a ver com este peixe. Canavieiras é também conhecida como a igreja mãe das Assembleias de Deus na Bahia, pois na cidade foi fundada a primeira igreja dessa denominação evangélica que é a maior do Brasil. De Canavieiras derivaram-se os municípios de Camacan, Santa Luzia, Mascote, Potiraguá, Itapebi, Pau Brasil, Arataca que foi derivada de Una, que também pertenceu a Canavieiras.

Ascom-Dep. Josias Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário