quarta-feira, 20 de março de 2013

Milho da Conab já é disponibilizado para alimentação animal em Curaçá

Para dar celeridade à venda subsidiada de milho, o Estado da Bahia implantou, em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), oito novos polos para venda subsidiada do grão, localizados nos municípios de Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Guanambi, Seabra, Paulo Afonso, Conceição do Coité e Jequié. Curaçá, que tinha que buscar do polo de Irecê, agora recebe de Juazeiro. Esse Programa de vendas atende também aos produtores do semiárido na distribuição de grãos com valor mais baixo, uma vez que o Governo subsidia parte do custo. 

“O município não entra como parceiro oficial e sim como um canal, com iniciativa de fazer o cadastramento, sendo essa iniciativa da EBDA. Além disso, recepciona o produto e promove a entrega aos produtores que tem a guia de recolhimento da união – GRU impressa na EBDA e paga no banco. Para o milho vir, o Município elabora uma lista com os nomes dos criadores, devidamente registrados na ADAB, e realiza o processo burocrático até que o milho venha na quantidade solicitada, porém às vezes vem menos, como dessa vez”, explicou Gilmar Araújo, Técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, o qual disponibilizou aqui a tabela de solicitação e atendimento: 
Discriminação
Solicitado para
Atendidos
Produtores
81
71
Quantidade de milho em sacas
3.605
1.860
Conforme Gilmar, o não atendimento do valor solicitado à Conab se deu devido o baixo estoque no polo de distribuição de Juazeiro. “E ainda vale ressaltar que das 1.860 sacas recebidas, 1.022 são oriundas do polo de distribuição de Paulo Afonso. Isso foi uma intervenção política do Prefeito Carlinhos junto à Conab em Salvador, na quinta-feira passada”, completou o Técnico, o qual ainda informou que o transporte do milho foi pago pela Prefeitura de Curaçá, enquanto o carregamento foi pago pelos próprios produtores a R$ 0,75 (setenta e cinco centavos a saca) e Juazeiro e um real em Paulo Afonso. 

O milho chegou segunda-feira, 18, e já está sendo distribuído em Curaçá. Os produtores que já pagaram a GRU, podem se dirigir ao galpão da AVAPEC e levar a quantidade de sacos que lhes foi disponibilizada. Os que ainda não tem a GRU, devem procurar a SMDR, assim como, também, para buscar mais informações. É preciso que todos os beneficiários vão buscar as sacas. As comunidades que solicitaram apoio da Prefeitura, como as de Barro Vermelho e Riacho Seco, foram beneficiadas com o transporte até a sede do Distrito. “Vamos fazer isso com todas, assim que houver solicitação. É um compromisso do Governo com o produtor rural”, justificou Luiz Barros, Secretário de Desenvolvimento Rural. Mais informações do Programa podem ser conseguidas nos endereços eletrônicos:

www.conab.gov.br e ba.sepb@conab.gov.br.


Dedé é cortado com suspeita de infecção, e Seleção sofre quarta baixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário