segunda-feira, 25 de março de 2013

Juazeiro - Secretários municipais de agricultura discutem políticas públicas para executar em seus municípios

Políticas públicas estaduais e federais voltadas para o setor agropecuário foram apresentadas a mais de mil participantes do III Encontro dos Secretários Municipais da Agricultura do Estado da Bahia, sexta-feira (22), durante todo o dia, no Hotel Pestana, em Salvador. Programas como o Garantia Safra, o Mais alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Assistido, Crédito Emergencial, além de 18 projetos estruturantes prontos para serem executados, precisando tão somente de emendas parlamentares que podem ser solicitadas pelos gestores municipais aos seus deputados, foram explicados a mais de 400 secretários municipais e diretores de Agricultura, a maioria estreando no cargo. Em paralelo ao encontro de secretários, a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária reuniu mais de 600 membros das 22 câmaras, que estão elaborando os planos estaduais para os próximos 20 anos.

Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “esses encontros representam o momento maior da agropecuária baiana, que se reuniu aqui para alinhar ações estruturantes”. Ele destacou que o momento é de união, e estimulou os secretários a apoiar as associações e cooperativas de produtores, afirmando que “sem associativismo e sem cooperativismo a agropecuária não se desenvolve”.

No final da tarde, um debate com os secretários, do qual participaram o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres; o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri (SDA), Raimundo Sampaio; o diretor Executivo da CAR/Sedir, Vivaldo Mendonça; a presidente da União dos Prefeitos da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes; o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto; o diretor de Agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Marcelo Matos, e o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf) Wilson Dias, esclareceu as dúvidas de centenas de secretários.

O secretário da Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa, que está à frente da pasta há quase um ano, diz que mesmo para os veteranos, o encontro leva conhecimento de programas que não estão sendo implementados em seu município. “Em Juazeiro algumas parcerias com o governo do Estado já existem, mas outras precisam ser feitas e transformadas em benefício para os produtores da região”, pontuou.


Ascom Seagri

RECUPERAÇÃO DE BA 722 - QUE LIGA PAU APIQUE A BR 235, COROA INICIATIVA DE RANGEL E JOSIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário